Carol Rodrigues
Notícias Gerais
A abertura de comércios não essenciais está proibida em toda a Macrorregião Centro Sul de Saúde, que regrediu para a “onda verde” do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. Porém, esses estabelecimentos e serviços ainda podem funcionar de forma não presencial.
Em São João del-Rei, as regras para funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais constam no Decreto nº 8.736/2020. A secretária de Governo e Gabinete do município, Adriana Aparecida rodrigues, também emitiu uma nota informativa destacando os pontos mais importantes.
Segundo o documento, está permitido o funcionamento interno dos estabelecimento, mas apenas para venda online e delivery. A venda, retirada ou recebimento presencial do produto no estabelecimento pelo cliente está proibida, sob pena de multa e interdição do local.
Além disso, as vitrines das empresas também podem ficar abertas, desde que não haja acesso à loja. Outra orientação é que se estabeleça um fluxo de revesamento, “para não haver o congestionamento de funcionários dentro da loja”, explica Emanuel Vitoreli, advogado do Sincomércio.
“A gente pede muita atenção de vocês para que sigam essas regras, para que a gente não precise retroceder ainda mais no ‘Minas Consciente’ dessa forma que nós estamos”, pontua Emanuel Vitoreli, em vídeo que circula nas redes sociais.