Início Gerais Cotidiano SÃO JOÃO DEL-REI E BARBACENA APRESENTAM TENDÊNCIA DE REDUÇÃO DO CONTÁGIO DA...

SÃO JOÃO DEL-REI E BARBACENA APRESENTAM TENDÊNCIA DE REDUÇÃO DO CONTÁGIO DA COVID-19, DIZ NEPE UFSJ

Comércio em São João del-Rei. Foto: Kamila Amaral

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na manhã desta quarta-feira (12), o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ) publicou seu quarto boletim sobre a situação da Covid-19 em São João del-Rei e região. Segundo os dados apresentados, a taxa de contágio da Covid-19 na cidade segue apresentando tendência de redução.

Em São João del-Rei, entre os dias 5 e 11 de agosto, vinte casos de Covid-19 foram registrados. Com cerca de 2,9 novos casos registrados por dia, na última semana, o município registrou redução de 49% na média móvel semanal, uma vez que na semana anterior, entre 28/7 e 4/8, foram confirmados cerca de 5,6 casos por dia na cidade. 

Além de São João del-Rei, as cidade de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande e Santa Cruz de Minas também registraram redução na taxa de contágio. 

Em Tiradentes, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Ritápolis e São Tiago a situação é estável.

Elevação

No entanto, as cidades de Bom Sucesso, Dores de Campos, Nazareno, Prados e São Vicente de Minas apresentaram elevação na taxa de contágio.

Em Dores de Campos, onde o índice contágio subiu 0,29, quatro novos casos foram registrados nas últimas duas semanas, totalizando 10 casos confirmados na cidade. Segundo informações da Defesa Civil de Dores de Campos, realmente tem sido observado um descuido da população com o distanciamento e as normas sanitárias, como o uso de máscara, por exemplo. “O pessoal cumpriu tudo certinho no início, mas agora relaxou bastante. Eles têm usado a Zona Rural de Dores, que é bem extensa, para se reunir e fugir da fiscalização”, informa a coordenação da Defesa Civil municipal.

As ações da Prefeitura e dos órgãos de fiscalização, como Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Polícia Militar continuam intensas. A barreira Sanitária da cidade segue em funcionamento, bares e restaurantes só podem funcionar com delivery. “Mas a gente vê que na prática não é o que tem acontecido”, informa a Defesa Civil. 

Em reunião entre o Executivo Municipal e lideranças religiosas locais foi decidido que as celebrações de missas e cultos presenciais seguem suspensas. 

Microrregião de Barbacena

O estudo do NEPE/UFSJ também contempla a situação da pandemia nas microrregiões de Lavras e Barbacena. 

Dos quinze municípios da região de Barbacena, somente a cidade pólo e Santa Rita de Ibitipoca apresentaram taxa de redução de contágio. Capela Nova, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio e Santana do Garambéu apresentaram estabilidade, uma vez que não registram casos de Covid-19 nos últimos sete dias. 

Microrregião de Lavras

Além de Lavras, as cidades de Luminárias e Perdões apresentaram elevação na taxa de contágio da Covid-19 na região. Os demais municípios apresentam estabilidade – Ijaci e Itutinga – ou redução – Carrancas, Ingaí, Itumirim, Nepomuceno e Ribeirão Vermelho. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui