Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Investimentos na saúde da mulher, atendimento veterinário gratuito para a população carente, fim da dependência de Santa Cruz de Minas em relação aos municípios vizinhos, Covid-19 e saúde mental.
Estes são alguns dos temas abordados nos programas dos candidatos à Prefeitura de Santa Cruz de Minas para a área da Saúde. Conheça as prioridades de cada um dos três candidatos que disputam estas eleições, nesta entrevista feita pelo Notícias Gerais:
ALDO BATISTA – DEM – 25
Aldo Batista (DEM) deu ênfase no que já foi feito enquanto exercia o cargo de vice-prefeito e afirma que a população de Santa Cruz de Minas não pode depender de São João del-Rei na questão da saúde.
Um dos principais pontos do plano de governo de Aldo é a construção de uma policlínica em Santa Cruz de Minas.
O candidato ainda prevê investimentos na saúde da mulher através da contratação de ginecologistas, mastologistas e psicólogos.
Aldo também afirmou que dará continuidade ao programa que possibilitou a população de Santa Cruz receber medicamentos diretamente em casa.
O candidato do Democratas ainda apresentou propostas para a saúde dos animais, e disse que pretende disponibilizar atendimento veterinário gratuito para os cidadãos que não tem recursos financeiros para isso.
AMARAL ASSIS – PV – 43
A chapa de Amaral Assis, candidato pelo PV, pretende instalar um plantão 24 horas ainda no primeiro mês de mandato.
Também há planos para agilizar o atendimento, aumentar a variedade dos medicamentos e ampliar a quantidade de médicos especialistas.
A candidatura apresenta ainda propostas para a saúde mental dos cidadãos. “iremos melhorar as estruturas física e ter mais investimento de profissionais da área”, diz a assessoria do candidato.
A Covid-19 também foi abordada. Sobre esse assunto a chapa prevê “Seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS): manter o distanciamento social, usar máscara e orientar a fazer a higienização das mão, não esquecendo de valorizar os profissionais de saúde”.
WAGNER DO DIDICO – PL – 22
Disputando a corrida eleitoral pelo PL, Wagner do Didico também disse que os habitantes de Santa Cruz devem ter independência quando o assunto é saúde. “Tudo depende de São João ou depende de Tiradentes. Nós somos uma cidade, a gente tem que ter nossas coisas… não ficar dependendo de outra cidade” diz.
Wagner aponta que é necessário ter mais médicos nas unidades de pronto atendimento, e cita que faltam ginecologistas, pediatras e psicólogos no município.
O candidato ainda pretende acabar com a fila de exames: “o médico faz um pedido de ultrassom para ela (o paciente), ela vai lá e tem a ultrassom só daqui a seis, oito meses, um ano”.
Para finalizar, Wagner afirma que “enquanto o gestor não usar o sistema de saúde, nunca vai funcionar”.
Claro que tem que ter continuidade, com Aldo uma vez que o mesmo já sabe o que a cidade necessita e dará continuidade no que está para terminar .