Início Gerais Política SJDR: LICITAÇÃO PARA TRANSPORTE PÚBLICO É TEMA NA CÂMARA DE VEREADORES

SJDR: LICITAÇÃO PARA TRANSPORTE PÚBLICO É TEMA NA CÂMARA DE VEREADORES

Imagem: Reprodução / Facebook

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Ao final da reunião ordinária da Câmara de Vereadores de São João del-Rei, na tarde desta terça (15), o presidente do Legislativo, Stefânio Pires (PSL), revelou que participou de uma reunião com o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e o promotor de Justiça de São João del-Rei, Antônio de Melo, para tratar sobre a situação de contratação de nova empresa para serviço de transporte coletivo urbano na cidade.

De acordo com Stefânio, Nivaldo assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) há um ano e oito meses, no qual o município se comprometia a realizar um novo processo licitatório para contratação de empresa após a conclusão do plano de mobilidade urbana.

No entanto, com a pandemia da Covid-19, segundo o vereador, o governo federal ampliou por mais dois anos o prazo para entrega do plano de mobilidade urbana – o que, conforme relatado por Stefânio, deverá ser concluído em breve, para seguir as demais etapas.

“Nosso plano está quase concluído. Depois que terminar, ele vem para a Câmara e, após aprovado, é enviado para o governo federal, que manda o recurso. Em cima desse projeto será feito o edital para licitação e contratação de nova empresa”, declarou.

Ainda durante a reunião, Stefânio defendeu que “tudo que está sendo feito, está sendo feito diante dos olhos da Promotoria Pública em relação ao nosso transporte público”.

O vereador Professor Leonardo (PSDB), por sua vez, afirmou que, ao conversar com um funcionário de “alto escalão” do setor de trânsito do município, foi indicado que acha pouco provável que a licitação ocorra até o final do ano de 2021 – inclusive, porque tem que se contratar empresa para fazer estudo de rota.

Leonardo também solicitou a possibilidade de um estudo para que mais de uma empresa possa entrar nessa licitação, para cada uma fazer uma parte de rotas, visto que a pandemia trouxe dificuldades para empresas de transportes. Ele pontuou que, com a divisão de rotas entre duas empresas, elas precisariam investir menos capital pra atender à demanda do município.

O vereador Igor Sandim (Podemos) também se pronunciou e pediu esclarecimentos dos motivos pelos quais o projeto de mobilidade não foi encaminhado à Câmara antes, já que chegou ao seu conhecimento que o plano estava pronto há mais de sete meses. Sandim solicitou uma resposta por escrito por parte da prefeitura.

Sobre essa questão, Stefânio se comprometeu a convocar a secretária de Governo, Adriana Rodrigues, para prestar os esclarecimentos.

Em maio, trabalhadores da Viação Presidente ficaram sete dias com as atividades paralisadas, sob a reivindicação de atrasos de salários. (Foto: Luciano Nascimento / arquivo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui