Início Gerais Cotidiano SJDR: MESMO ESTÁVEIS, CASOS DE DENGUE PREOCUPAM COM AS CHUVAS

SJDR: MESMO ESTÁVEIS, CASOS DE DENGUE PREOCUPAM COM AS CHUVAS

Foto: Agência Brasil / Arquivo

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Segundo informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, via Setor de Endemias, a cidade já confirmou 12 casos de dengue em 2020. Casos de Zika e Chikungunya não foram confirmados. 

Mesmo que o quadro das doenças causadas pelo Aedes Aegypti esteja estável na cidade desde agosto, com o início do período das chuvas o Setor de Endemias reforça à população a importância de se tomar os devidos cuidados contra o mosquito. 

O coordenador de Endemias de São João del-Rei, José Ubirajara Jardim Júnior, explica que, neste ano, devido a pandemia da Covid-19, os agentes não estão podendo entrar nas casas dos moradores, por isso o foco das ações tem sido realizar ações educativas e de conscientização. 

“Nós estamos trabalhando nos terrenos baldios e nas casas fechadas. Veja bem, casa que está para alugar, casa que está na imobiliária, como não tem morador, a gente está fazendo o que chamamos de resgate. Resgatando esses imóveis fechados”, ressalta o coordenador de Endemias. 

Ele expõe também que mesmo durante a pandemia as ações do setor e dos agentes não foram interrompidas e, além de conscientizar a população a respeito da dengue, o Setor de Endemias também está buscando promover uma mobilização em torno das medidas de prevenção contra a Covid-19. 

“O programa não parou. E nos pontos estratégicos da cidade, que são borracharias, ferro velho, cemitérios… também não parou, eles estão sendo fiscalizados de quinze em quinze dias”, afirma. 

Júnior conta também que em caso de detecção de casos suspeitos de dengue, zika ou chikungunya é realizado o “bloqueio de transmissão”, conhecido popularmente como “fumaceiro”. 

“As ações continuam, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde”, finaliza o profissional. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui