André Frigo
Notícias Gerais
O relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgado nessa quarta (27) mostrou que, em São Tiago, 196 pessoas perderam o emprego nos primeiros meses de 2020: só em abril, foram 64 demissões.
Douglas dos Santos, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Tiago (Acist), ao analisar os números, associa esse aumento do desemprego ao início do isolamento social quando o fechamento do comércio foi mais radical e também ao bloqueio nas entradas de algumas cidades.
“Esse período foi aquelas duas semanas que o comércio ficou todo fechado e aqui o giro da cidade é padaria. Como nas outras cidades não estavam podendo entrar nem sair, o pessoal foi demitindo o pessoal das padarias”, afirma Douglas.
Santos identifica que a queda foi maior nas padarias (fábricas de biscoitos) do que no comércio local. Porém ele acredita que o seguimento vem se recuperando aos poucos. “No comércio teve alguns, mas foi menos (casos de demissões). Nas padarias teve um volume assim, tem umas que foram 20 funcionários, para você ter uma ideia. Esse impacto maior, essa quantidade é provavelmente um levantamento feito nas fábricas de biscoito mesmo. Agora aos poucos estão sendo todos admitidos de novo”, declara o presidente da Acist.