Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Barroso
A vacina chegou em Barroso. Foram aplicadas no fim da tarde desta terça-feira (19) as primeiras doses da Coronavac, vacina produzida pelo Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac.
Seguindo as determinações do Ministério da Saúde sobre a população que deve ser vacinada prioritariamente, a técnica em enfermagem Andréia Miriam Ferreira, de 43 anos, foi a primeira a receber a dose da vacina. Com 15 anos de Instituto Nossa Senhora do Carmo, ela foi a primeira profissional de saúde de Barroso a contrair o Coronavíru em 2020. “Estou emocionada com este momento depois de tudo que eu e minha família passamos quando tive a doença” disse Andréia.
Logo em seguida, também seguindo o critério de população prioritária do Ministério da Saúde, quem recebeu a vacina foi a senhora Maria das Graças de Melo, a Gracinha, idosa do Lar Nossa Senhora de Fátima. A terceira foi a enfermeira Graziele Silva, servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Barroso e coordenadora Geral COVID-19, atuando diretamente na linha de frente no combate ao Coronavírus.
O prefeito Anderson Geraldo de Paula participou deste momento histórico para o nosso Município e ressaltou a importância. “É com muita emoção que vivemos este momento, sinto que hoje começamos a vencer uma batalha importante para a humanidade. Mas ainda temos um caminho até a vitória completa e que precisa continuar sendo encarado com seriedade e responsabilidade, mantendo o isolamento e distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel” comentou o prefeito.
Doses e grupos prioritários
A Gerência Regional de Saúde enviou a Barroso na tarde desta terça-feira 234 doses referentes a primeira dose e outras 234 doses serão enviadas daqui a 20 dias para aplicação da segunda dose nos mesmos cidadãos.
O público prioritário definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para esta primeira fase é:
– Profissionais da saúde da linha de frente COVID-19;
– Pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas em instituições de longa permanência para idosos);
– Pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência;
– População indígena vivendo em terras indígenas.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Barroso já está com o Plano Municipal de Vacinação COVID-19 pronto e retomará vacinação dos grupos prioritários a partir das primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20).