Início Gerais Minas ZEMA AFASTA SECRETÁRIO DE SAÚDE DE MINAS

ZEMA AFASTA SECRETÁRIO DE SAÚDE DE MINAS

Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG – arquivo

Redação
Notícias Gerais

Em publicação feita no Twitter, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), anunciou o afastamento do então secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral: ele é acusado de “furar a fila” da vacinação contra a Covid-19 no estado. A informação foi divulgada no final da noite desta quinta (11).

Na mesma publicação, Zema agradeceu a atuação do, agora, ex-secretário durante o período que esteve no comando da pasta – desde fevereiro de 2019 – quando substituiu o médico Wagner Eduardo Ferreira, que se afastou do cargo ainda no início do governo.

Em outro tweet, o governador afirmou que “seguiremos atuando com eficiência e transparência para que a vacina chegue logo a todos o mineiros”.

“Fura-fila”

A presença de Carlos Eduardo no cargo máximo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) ficou insustentável após vir a público a informação que ele, que não faria parte dos grupos prioritários da vacinação contra o novo coronavírus, recebeu a dose do imunizante.

Além do ex-secretário, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) investiga centenas de servidores administrativos da SES que estariam fora das prioridades do Plano Nacional de Imunização, mas teriam recebido a vacina.

Durante encontro da ALMG, Amaral afirmou que quis receber a vacina para ressaltar a importância do ato. “Não concordo com nenhum movimento contrário à vacinação. Quis ser vacinado para não parecer que sou contra a vacina”, defendeu-se.

Na reunião que ocorreu na última quarta (10), o presidente da Assembleia, o deputado Agostinho Patrus (PV), cobrou a entrega da lista de servidores. Já nesta quinta, a ALMG criou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais.

O que a SES diz

Por meio de nota, a SES MG declara que “só possibilitou a vacinação de seus trabalhadores após o recebimento de mais de 70% do quantitativo de doses destinados para trabalhadores da saúde em Minas Gerais, conforme estimativa do Ministério da Saúde”. “A decisão foi tomada por deliberação entre os gestores municipais e estaduais por meio da Comissão Intergestores Bipartite do SUS MG – CIB , de 9 de fevereiro de 2021, que esclareceu que fazem parte dos grupos iniciais prioritários da vacinação os trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e órgãos estaduais de saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público”, complementa.

Em outro trecho do texto, a Secretaria de Estado de Saúde revela que “muitos de seus servidores visitam hospitais, fazem viagens relacionadas a políticas públicas na área de saúde, razão pela qual são grupos prioritários”.

“Esses trabalhadores, desde o início da pandemia, atuam junto às equipes municipais, no enfrentamento direto à covid-19, trazendo informação qualificada para a tomada de decisão do governo estadual e para esclarecimento da sociedade, além de gerenciar insumos e equipamentos para garantir o atendimento da população”, finaliza.

Carlos Eduardo Amaral não é mais o secretário Estadual de Saúde (Foto: Clarissa Barçante / ALMG)

Novo secretário

Na manhã desta sexta (12), Zema divulgou o nome do novo secretário: o médico Fábio Baccheretti entra para o secretariado estadual, ocupando a cadeira da Saúde. Até então, ele era presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Imagem: reprodução / rede social

* Atualizada – 12/3 – 8h30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui