Início Gerais Cotidiano DOS 16 NOVOS LEITOS DE SJDR, OITO AINDA NÃO FORAM HABILITADOS PELO...

DOS 16 NOVOS LEITOS DE SJDR, OITO AINDA NÃO FORAM HABILITADOS PELO ESTADO

Foto: reprodução

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Na última semana, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei confirmou a aquisição de 16 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. No entanto, oito ainda aguardam habilitação pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), conforme informação obtida pelo Notícias Gerais.

Dos novos leitos, oito foram instalados na Santa Casa de Misericórdia e já estão habilitados pela SES, de acordo com informações da Prefeitura. Os outros oito foram destinados ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.

A reportagem entrou em contato com a administração do Hospital das Mercês, que atestou que os novos leitos de UTI já estão funcionando, mas ainda não foram habilitados pela SES. “Estamos aguardando a habilitação que depende única e exclusivamente da Secretaria de Saúde do Estado”, explica Patrícia Vieira, superintendente do Hospital.

O NG também entrou em contato com a assessoria da SES. Em nota, a secretaria aponta que “a habilitação de leitos de UTI é feita pelo Ministério da Saúde”. “O papel institucional da SES/MG é receber os pedidos por parte dos municípios, verificar se a solicitação está em conformidade com os pré-requisitos estabelecidos pelo órgão federal e encaminhar os documentos ao Ministério”, completa. 

Mesmo sem a habilitação, os leitos já estão disponíveis para atender pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Porém, segundo Vieira, “até o momento, não houve demanda”.

Aumento da capacidade

Com os novos leitos, a capacidade de internação para tratamento intensivo de pacientes com o novo coronavírus aumentou 80% no Hospital Nossa Senhora das Mercês, de acordo com indicação da superintendente.

Antes, a organização contava com dez leitos de UTI exclusivos para o tratamento de Covid-19 e, agora, são 18. Além desses, o hospital também tem 20 leitos clínicos específicos para pacientes com a doença.

Com a aquisição destes 16 novos leitos de UTI, a cidade chega a marca das 36 unidades de tratamento intensivo para o combate ao novo coronavírus. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui