Início Especiais AOS 102 ANOS, DONA TOTOCA NÃO IRÁ BRINCAR CARNAVAL POR POR TEMOR...

AOS 102 ANOS, DONA TOTOCA NÃO IRÁ BRINCAR CARNAVAL POR POR TEMOR À COVID-19

Foto: Acervo pessoal
Dona Totoca em foto atual. Arquivo pessoal

Najla Passos
Notícias Gerais

Assim como milhões de brasileiros, uma das foliãs mais tradicionais de Barbacena, Maria Leite de Castro Coutinho, a Dona Totoca, não irá brincar carnaval este ano. Aos 102 anos de idade, não lhe falta saúde. É o temor da covid-19 que a obrigará a manter o isolamento social em que se encontra há quase um ano.

“Estamos aguardando a vacina. Minha mãe está bem de saúde, mas desanimada por conta da covid. Não sai mais de casa. Acabou missa, restaurantes, lanchonetes.  Muito triste”, conta Delliane R. de Azeredo Coutinho, a quarta dos seus seis filhos.

A filha lembra que nunca houve um carnaval atípico como este. De acordo com ela, nos seus 102 anos, a mãe já deixou de brincar por motivo de luto na família, mas jamais por uma questão de saúde pública tão grave e complexa. “A vida inteira ela levou os filhos para o carnaval de clube e rua”, lembra.

De acordo com Delliane, Dona Totoca sempre foi uma mulher extremamente ativa, envolvida em diversas tarefas, e apaixonada pela folia de momo. “Desde jovenzinha ela gostou de carnaval e na juventude participou ativamente em blocos carnavalescos”, conta.

Mãe de seis filhos, viúva, Dona Totoca foi professora em dois educandários, responsável ela educação de uma legião de barbacenenses. Também foi presidente da Corporação Musical Correia de Almeida e membro da Academia Barbacenense de Letras (ABL), da qual está afastada há alguns anos. É católica praticante, provedora da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte.

Homenagens

Sua genuína paixão pelo carnaval vem lhe rendendo várias homenagens aos longo dos anos. Em 2011, os integrantes do tradicional bloco Recordar é viver prestaram uma homenagem a ela, batizando uma ala de “Amigos da Dona Totoca”, em que vários participantes usaram uma peruca branca para homenageá-la.

Em 2018, no aniversário de 100 anos da Dona Totoca, o bloco prestou uma nova e emocionante homenagem a ela. Em todos estes momentos, Dona Totoca participou ativamente da folia.

Confira as fotos

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns professora! Saúde, carinho, paz e alegria, que sempre foram os traços do seu perfil de educadora! Saudade dos anos 1960.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui