Redação
Notícias Gerais
A Prefeitura de Barroso vai distribuir kits de merenda escolar às famílias carentes do município. A informação foi divulgada em pronunciamento transmitido ao vivo (live) na tarde desta sexta-feira (17) em que estiveram presentes o prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca, a secretária de Educação, Andressa Borges, e a secretária de Desenvolvimento Social, Ariane Figueiredo.
De acordo com Fonseca, a decisão segue autorização do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem a intenção de evitar com que os mantimentos já adquiridos pelo município percam a validade durante a suspensão de aulas presenciais devido ao avanço de Covid-19.
Além disso, o prefeito cita que a ação vai incentivar também o trabalho dos agricultores familiares – que, conforme consta em determinação – fornecem, pelo menos, 30% dos alimentos das refeições escolares, entre hortaliças e legumes.
“Não temos como atender todo mundo”
– enfatiza o prefeito de Barroso.
A secretária de Educação indica que as famílias de estudantes da rede municipal que têm interesse em receber o kit de alimentos deverão fazer um cadastro entre os dias 22 e 24 de abril, nas próprias escolas em que os alunos estudam. Mais informações serão divulgadas em breve, bem como a data e forma de entrega dos kits.
“Tenho certeza que, nesse momento de dificuldade, vai fazer grande diferença na alimentação das crianças que estão em casa”, aponta Andressa.
Critérios para participar
A secretária de Desenvolvimento Social foi quem explicou alguns critérios de participação da iniciativa. A família interessada deve ter renda per capita de R$89 por pessoa e ter pelo menos um membro estudante da rede municipal.
Sobre o possível caso de haver mais candidatos do que kits disponíveis, “vamos privilegiar os alunos reconhecidamente considerados de vulnerabilidade (social), através da análise da participação em projetos e programas sociais do município. Esse vai ser um critério de desempate”, enfatiza Ariane.
Ela também indicou que, caso uma família tenha mais de um aluno estudando na rede municipal, ela receberá apenas um kit – justamente para tentar atender o máximo de famílias possíveis.