

Guilherme Guerra
Especial para o Notícias Gerais
Pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, o Athletic foi até o Almeidão enfrentar o Tombense e viu os 3 pontos escaparem em três minutos. O time de São João del-Rei saiu na frente, em cobrança de falta de Christian, no último lance do primeiro tempo. Na segunda etapa, Daniel Amorim e Jhemerson marcaram e colocaram o Tombense na sexta posição.
Amargando a sua segunda derrota seguida, e com as vitórias dos rivais, o Athletic caiu três posições e foi para o 7º lugar, com 9 pontos. Sinal de alerta para o Esquadrão, que não tem muito tempo para lamento.
Na próxima quarta-feira (7), às 15h, o Athletic enfrenta a URT, pela 8ª rodada do Mineiro. O jogo acontece no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
O jogo
O Tombense veio para o jogo um pouco modificado da última partida e não contava com o lateral esquerdo Manoel, e com o trio de ataque composto por Keké, Caíque e Rubens, vetados pelo DM. Curiosamente, os 4 atletas eram os responsáveis por todos os gols da equipe no campeonato. Além disso, o técnico Bruno Pivetti também promoveu outras mudanças no time titular, com as entradas de Daniel Amorim na vaga de Matheus Paquetá, e Jhemerson no lugar de Pablo.
Pelo lado visitante, o Athletic também foi até Tombos cheio de desfalques no elenco. Alasson, William Mococa, Rafael Mineiro, João Vitor e Michel foram vetados pelo DM, porém, o clube não anunciou se as baixas eram por problemas físicos ou se os atletas testaram positivo para a Covid-19. Já o lateral esquerdo Nathan, titular absoluto na posição, estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Sem os dois laterais esquerdos de ofício (Nathan e Michel), Cícero Júnior optou por improvisar Fernando Vinicius.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou movimentado, com as equipes buscando o gol e imprimindo muita velocidade nas trocas de passes e infiltrações no ataque. Aos 4 minutos, os mandantes finalizaram com Rodrigo Carioca, de fora d’área, mas a bola subiu e não causou muito perigo à meta de Lee. Minutos após, foi a vez do Athletic chegar ao gol do Tombense. Na primeira oportunidade, Igor Bádio bateu uma falta sofrida por Vitinho, mas a bola resvalou e saiu para escanteio.
Na segunda, Fernando Vinicius invadiu a área como elemento surpresa e tentou encobrir Felipe Garcia com um toque de cabeça, mas a bola saiu pela linha de fundo.
No último lance, gol do Athletic
À medida que o jogo ia correndo e o tempo passava, as equipes foram neutralizando os ataques, criando muito pouco e abusando dos lançamentos sem efetividade. Mas no apagar das luzes da primeira etapa, aos 46 minutos de jogo, o Esquadrão abriu o placar.
Em cobrança de falta na intermediária, Christian bateu forte de perna direita e mandou à meia altura. No caminho, a bola resvalou na defesa e foi morrer no fundo das redes do Tombense. Gol do Esquadrão e presente para o camisa 5 sãojoanense, que ajoelhou no gramado e caiu em lágrimas após marcar pela primeira vez com a camisa do Esquadrão.
Segundo tempo e virada relâmpago do Tombense
Logo no retorno para a segunda etapa, o Tombense voltou a campo com novo espírito, partiu pra cima do Athletic e em 3 minutos conseguiu a virada. Aos 10, o Tombense trabalhou a bola de pé em pé, até que Everton deixou Daniel Amorim cara a cara com o goleiro Lee. O camisa 9 só tocou para as redes, marcando o gol do empate, e o seu 32º gol pelo Tombense. O jogador – que estava no CRB -, retornou à Tombos na semana passada para a sua 4ª passagem pelo clube, onde ele é o maior artilheiro da história.
3 minutos após o empate do Carcará, veio a virada. Outra vez, o camisa 10 Everton apareceu no ataque, e após boa jogada, tocou para Jhemerson finalizar e marcar 2×1 para os mandantes.
Após o apagão da defesa, o Esquadrão tentou o empate em cobrança de falta. Igor Bádio mandou por cima da barreira, mas parou em Felipe Garcia, que voou no canto direito para fazer a defesa. No minuto seguinte, Cícero Júnior mexeu no time e promoveu duas alterações: a estreia do atacante Cassiano (recém chegado ao Esquadrão) no lugar de Vitinho, e a entrada do lateral direito Igor Nunes, na vaga do volante Silvano.
Três vezes na trave!
A entrada de Igor Nunes causou efeito imediato, e por três vezes, o Esquadrão parou na trave de Felipe Garcia. Na primeira tentativa, Igor finalizou dentro da área e a bola raspou na baliza direita. 10 minutos depois, o lateral avançou pela direita e mandou milimetricamente para Fernando, que mandou um voleio e viu a bola explodir no travessão de Felipe. Aos 44, Igor Nunes apareceu de novo, cobrando falta forte e rasteira. A bola raspa novamente na trave direita de Felipe e se perde na linha de fundo.
Segunda derrota seguida e saída do G-4
Amargando a sua segunda derrota seguida, e com as vitórias dos rivais, o Athletic caiu 3 posições e foi para o 7º lugar, com 9 pontos. Sinal de alerta para o Esquadrão, que não tem muito tempo para lamento. Já na próxima quarta-feira, às 15h, o Athletic enfrenta a URT, pela 8ª rodada do Mineiro. O jogo acontece no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
O Tombense, que agora ocupa a 6ª posição com 10 pontos, também volta a campo na próxima quarta-feira, mas por um desafio distinto. O time de Tombos recebe o Vasco no Almeidão, às 21h30, pela Copa do Brasil.
Ficha do jogo
Tombense: Felipe Garcia, David, Wesley, Matheus Lopes, João Paulo, Rodrigo, Jhemerson (Elivelton), Paulinho Dias (Moisés), Everton (Pablo), Rodrigo Carioca, Daniel Amorim (Alípio). Técnico: Bruno Pivetti.
Athletic: Lee, Fumaça, Sidimar, Danilo, Fernando, Christian (Flávio), Silvano (Igor Nunes), Gabriel Galhardo, Ingro, Vitinho (Cassiano), Igor Bádio. Técnico: Cícero Júnior.
Gols: Christian (46/1T), Daniel Amorim (10/2T), Jhemerson (13/2T)
Cartões amarelos: Tombense: Jhemerson, Matheus Lopes, Felipe Garcia. Athletic: Igor Bádio, Gabriel Galhardo, Fernando.
Arbitragem: Paulo César Zanovelli da Silva (árbitro), Rodney Faria Lima, Rômulo Corrêa Gonzaga (auxiliares), Enivaldo Lopes da Silva (quarto árbitro).