Início Cultura ATOR SÃO-JOANENSE FALA SOBRE TRABALHO EM PORTUGAL E REVELA ANSEIO DE RETORNAR...

ATOR SÃO-JOANENSE FALA SOBRE TRABALHO EM PORTUGAL E REVELA ANSEIO DE RETORNAR AO BRASIL

Foto: arquivo pessoal.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

No final do mês de maio, o ator, encenador, poeta e professor de Artes Cênicas, Kleber Santos, de São João del-Rei, que atende pelo nome artístico de Klaas Kleber, foi um dos destaques do Notícias Gerais após participar do show de talentos Got Talent Portugal.

No entanto, antes de chegar a um dos programas com maior audiência da TV portuguesa, essa história teve início há anos atrás, ainda no bairro Tejuco, em São João del-Rei.

Ao NG, ele conta que o desejo de viver como artista esteve presente desde criança. “Minhas atividades mais prazerosas eram desenhar, colorir, ouvir e contar estórias, dançar e cantar”, lembra.

No entanto, filho de família humilde, ele se viu obrigado a abrir mão de seus sonhos e seguir uma carreira mais “sólida e segura”. Por isso, adquiriu formação técnica e seguiu carreira na área administrativa até os 28 anos de idade.

“Cheguei a exercer diferentes funções em diversas empresas de São João del Rei até que me dei conta de que não me sentia realizado. O desejo de me tornar um artista ainda estava lá, oculto, porém, mais vivo que nunca”, conta Klaas Kleber.

Início em Ouro Preto

A partir disso, decidido a correr atrás de seu sonho e viver da arte, Klaas Kleber se mudou para Ouro Preto e, ao frequentar o Ateliê de Desenho e Pintura da Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP), se preparou para ingressar no Curso Técnico em Conservação e Restauro.

Nesse mesmo período, com orientação do cenógrafo e figurinista Raul Belém Machado, ele ainda se matriculou no Curso Técnico de Formação de Atores, um curso de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Até que em 1999 entrou para o curso de Licenciatura em Artes Cênicas da mesma instituição.

“Foi em Ouro Preto, cidade pela qual tenho imenso carinho, que me formei e me assumi artista, um homem do teatro”, revela o ator.

De volta à São João del-Rei

Em 2004, após uma temporada em Belo Horizonte, Klaas Kleber voltou para a terra natal e executou diversos projetos ligados à arte, tendo sido professor regente de Artes Cênicas do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e formando a Trupizupi Cia Teatral, que produziu inúmeros espetáculos de palco e rua em São João del-Rei.

Além disso, ainda na cidade, ofereceu cursos de capacitação em Teatro-Educação, que tinham como público-alvo educadores de infância, professores do ensino básico e secundário e de educação especial e promoveu os Festivais Estudantis de Teatro (FEST DEL REY), voltados para a comunidade escolar; as Mostras de Cenas Curtas, destinadas aos alunos do Conservatório; e os projetos artístico-sociais, direcionados para jovens e crianças dos bairros periféricos.

Vida em Portugal

Foto: arquivo pessoal.

Foi em 2009 que Klaas Kleber deixou São João del-Rei para cursar mestrado e doutorado em Portugal. O mestrado em Teatro (Artes Performativas – Teatro do Movimento) foi feito na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC) e o doutorado em Estudos Culturais (Hermenêuticas Culturais) na Universidade de Aveiro (UA).

Atualmente, ele reside na cidade do Porto e é professor adjunto numa instituição de Ensino Superior em Aveiro. Além de ministrar workshops de formação para atores e se dedicar à arte de rua.

“Meu maior desafio ainda tem sido adentrar no mercado teatral português, seja como encenador ou ator. Portugal é um país muito pequeno, as capitais da cultura são duas (Lisboa e Porto) e o espaço de atuação é muito restrito, além de competitivo”, revela o artista.

Segundo Klaas Kleber, o setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19 e as atividades artísticas só estão começando a ser retomadas em Portugal.

“No que diz respeito à pandemia, Portugal hoje se encontra estável, atingiu o que eles chamam de ‘ponto de equilíbrio’ e avança para ‘desconfinamento’ geral. As medidas para controlar a evolução da pandemia foram severas e também respeitadas”, conta.

O ator aponta também que Portugal tem sido destino de muitos artistas brasileiros, tanto do teatro quanto da música, que migram para fazer uma pós-graduação ou em busca de melhores oportunidades de trabalho. No entanto, para quem busca por melhores oportunidades na carreira artística, as dificuldades são muitas.

“Para nós, que não temos o estrelato do cinema ou televisão, conquistar um espaço de atuação e prestígio cultural em solo luso é uma missão quase que impossível. É muito mais fácil criarmos um plano de carreira no Brasil do que em Portugal”, afirma Klaas Kleber.

Segundo ele, isso se deve a tradição brasileira de companhias e grupos de teatro de rua, de teatro de bonecos, mostras e festivais de cinema, festivais de teatro e inúmeras convenções de malabares e circo, além de muitas escolas de artes e outros espaços mais independentes.

Got Talent Portugal

No dia 30 de maio de 2021, foi ao ar, na RTP, a apresentação de Klaas Kleber no programa Got Talent Portugal. Sobre a experiência ele pontua: “prazerosa e muito gratificante”.

Após a publicização de seu trabalho nas redes sociais, ele foi ao programa como convidado e, mesmo não tendo sido classificado para as próximas fases, aproveitou ao máximo a oportunidade.

“Costumo dizer que tudo se concentra na maturescência do artista. São novas vivências, novas aprendizagens e novas possibilidades, sair do anonimato é importante”, frisa.

E o programa trouxe mesmo certa visibilidade: Klaas Kleber confirma que, ao voltar a atuar nas ruas da cidade do Porto e região, inúmeras pessoas têm o reconhecido e parabenizado pelo trabalho.

Djanira

Foto: arquivo pessoal.

Um dos pontos que mais chama a atenção na apresentação de Klaas Kleber no show de talentos é a sua parceira de dança, a boneca Djanira. Inspirada nas famosas bonecas do mestre pernambucano Miro dos Bonecos e nos tradicionais mamulengos do teatro popular de bonecos do nordeste, Djanira foi criada pelo próprio Klaas Kleber e pelo músico paraibano Júnior Natureza.

“Levei para o programa exatamente o que faço nas ruas, jardins e praças. Optei por dançar um Carimbó, mas eu e Djanira dançamos também samba, xote e baião”, destaca Klaas Kleber.

Volta ao Brasil?

Depois de tantas oportunidades, experiências e aprendizado no exterior, Klaas Kleber ainda tem planos de voltar ao Brasil, mesmo que esse seja um plano mais a médio ou longo prazo.

(Talvez) assumir uma Secretaria de Cultura; prestar um concurso público; executar projetos…”

– visualiza o ator.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui