Início Gerais Cotidiano AUTORIDADES DE SJDR DIVERGEM SOBRE QUANTIDADE DE LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS NA...

AUTORIDADES DE SJDR DIVERGEM SOBRE QUANTIDADE DE LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS NA CIDADE

Imagem: reprodução

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL) e o secretário de Saúde do município, José Marcos Ferreira de Andrade, divergiram sobre o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria destinados ao tratamento da Covid-19 disponíveis na cidade. “Não, não, está errado, deixa eu explicar”, cortou o prefeito enquanto o secretário falava sobre a capacidade dos hospitais. 

A reunião da Câmara, que foi transmitida on-line, foi marcada por discussões e desentendimentos entre as autoridades quanto ao números para o combate à Covid-19. “Nós temos 32 respiradores, faltam quatro. 20 (leitos) já estão completo(s), mas os outros 16, eu estou esperando […]. Eu preciso arrumar mais quatro respiradores, eu comprei 20 e poucos, eu acho”, disse Nivaldo, demonstrando incerteza.

Para terminar de obter o número de leitos recomendados pelo Ministério Público, o prefeito espera R$3 milhões por meio de emenda parlamentar. Outro problema que o sistema de saúde da cidade enfrenta é a falta de mão de obra especializada para atuar nos hospitais contra o novo coronavírus. No entanto, o assunto também foi motivo de conflito entre os participantes da reunião.

Dificuldade em conseguir leitos 

O vereador Cabo Zanola (PSC) indagou sobre a dificuldade em conseguir leitos na Santa Casa ou no Hospital Nossa Senhora da Mercês, mesmo que o prefeito já tenha afirmado que “se 20 pessoas precisarem, tem lá”. 

De acordo com relato do próprio vereador, Zanola tem um parente com suspeita de Covid-19 “que está entre a vida e a morte e ficou dois dias lá na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Tinha vaga na Santa Casa e ela não aceitou”. 

O vereador ainda criticou o fluxo de saúde definido para lidar com casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, dizendo que o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM) não tem os mesmo recursos disponíveis na UPA.

“Não adianta a gente ter 100 leitos de um lado e 100 leitos do outro e eles não receberem”, completou Zanola. Além disso, ele criticou também a falta de coesão e acesso às informações da área de saúde.

Testes rápidos

A Câmara dos Vereadores de São João del-Rei irá devolver R$100 mil à Prefeitura para serem investidos na compra de testes rápidos para Covid-19.

A prioridade na testagem será para profissionais de saúde que apresentem síndrome respiratória aguda grave ou pacientes que derem entrada no centro de triagem com casos mais agravados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui