

Kamila Amaral
Notícias Gerais
A partir de segunda (25), Barbacena entrará para a “onda branca” do Programa “Minas Consciente – retomando a economia de um jeito certo”. Na prática, isso significa que haverá maior flexibilização das atividades comerciais, mesmo com a alta do número de casos confirmados de Covid-19 no município.
Decreto municipal publicado na sexta (22) estabelece que a mudança, “a progressão ou regressão de fases se dará em observância à classificação/reclassificação das macrorregionais de saúde veiculadas nas deliberações do Comitê Extraordinário COVID-19 do Estado de Minas Gerais (…)”.
Até essa sexta (22), Barbacena registrava 86 casos de Covid-19 e quatro mortes pela doença.
A próxima onda
Na “onda branca”, o Programa Minas Consciente permite o funcionamento do comércio de antiguidades e objetos de arte, Armas e fogos de artifício, artigos esportivos e jogos eletrônicos, floriculturas, móveis, tecidos e afins e outras atividades acessórias.
Tais serviços são somados aos comércios essenciais, que já são liberados na “onda verde”, a primeira do programa.
Foi na segunda (18), em uma reunião entre os representantes das 51 cidades da macrorregião Centro-Sul, da qual fazem parte as microrregiões de São João del-Rei, Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, que os prefeitos da região decidiram pela adesão ao Minas Consciente.