Início Gerais Cotidiano BARBACENA, SJDR E REGIÃO INICIAM PRIMEIRA FASE DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

BARBACENA, SJDR E REGIÃO INICIAM PRIMEIRA FASE DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Foto: reprodução / Freepik

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Teve início, na última segunda (12), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha se estende até julho e, durante este período, serão vacinadas crianças com até seis anos de idade, gestantes, povos indígenas, trabalhadores da saúde e da educação, além de idosos e outros. 

Até o dia 10 de maio, a primeira fase da campanha será voltada para a vacinação de crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda fase da campanha serão vacinados os idosos e professores. 

Confira como está sendo a vacinação em São João del-Rei, Barbacena e demais cidades da região:

São João del-Rei

À reportagem do Notícias Gerais, a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei informou que foram entregues, na segunda, as unidades da vacina contra a gripe em todos os postos de saúde da cidade: ou seja, todos eles estão vacinando.

A população – seguindo o grupo prioritário da primeira fase da campanha de vacinação – deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência durante o horário comercial.

Barbacena

Em Barbacena, a vacinação contra a gripe está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, tanto na área urbana quanto na zona rural. A imunização ocorrerá nas salas de vacina. Por causa da pandemia de Covid-19, as recomendações quanto ao distanciamento nas filas e o uso obrigatório de máscara devem ser respeitadas. Já vacinação das pessoas acamadas e domiciliadas será realizada em domicílio.

Para as crianças é necessária a apresentação do cartão de vacina. As gestantes serão vacinadas em qualquer idade gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme o seu estado de gravidez sem necessidade de comprovação.

As mulheres em até 45 após o parto (puérperas), por sua vez, também estão incluídas no grupo-alvo de vacinação. Esse público deve apresentar documento que comprove sua situação, seja certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto ou outros. Os trabalhadores da saúde, dos serviços públicos e privados, serão vacinados mediante comprovação do vínculo em estabelecimento de saúde.

Barroso

No município de Barroso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão vacinando. Nesta primeira fase os grupos prioritários devem comparecer às unidades, de acordo com a área de abrangência de cada cidadão, portando o cartão de vacinação. 

Tiradentes

Em Tiradentes, a vacinação das crianças de até seis anos está ocorrendo na Unidade Mista de Saúde do Pacu, das 8h às 15h. Gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde estão sendo vacinados na Unidade de Saúde do Parque das Abelhas, das 8h às 15h. 

Entretanto, a Prefeitura Municipal de Tiradentes faz uma ressalva: a prioridade, no momento, é a vacinação contra a infecção do novo coronavírus e que especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra. Por isso, a recomendação da administração municipal é de que os moradores que estejam para receber a vacina contra a Covid-19 aguardem para receber a vacina da gripe depois. 

Santa Cruz de Minas

Em Santa Cruz de Minas, a vacinação ocorrerá na Unidade Básica de Saúde da cidade entre as 07h e às 15h30, seguindo as normas do Ministério da Saúde e os protocolos de combate ao coronavírus, ou seja, distanciamento mínimo, uso de máscaras e outros.

Neste primeiro momento, crianças de até seis anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde estão sendo vacinadas.

Ritápolis

Nesta semana, Ritápolis iniciará a campanha de vacinação imunizando crianças de até três anos. Na quinta (15), crianças de seis meses a um ano de idade recebem a vacina. Na sexta (16), por sua vez, serão vacinadas as crianças de dois a três anos. 

Na cidade, a vacinação está ocorrendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aloísio Augusto Resende, no horário entre 7h30 às 11h30. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e cartão do SUS para ser vacinado.

São Tiago

Para evitar aglomerações, em São Tiago a vacinação vai acontecer em casa – por isso, os moradores não precisam comparecer aos postos de saúde.

A equipe municipal de saúde está agendando a vacinação, seguindo os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, e os agentes comunitários de saúde estarão comunicando as pessoas conforme chegar a sua vez de receber o imunizante. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui