Kamila Amaral
Notícias Gerais
Segundo o Painel Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Barroso já imunizou 728 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os dados mostram que receberam a primeira dose do imunizante: 619 profissionais da saúde, 55 idosos de instituições de longa permanência, 49 pessoas com mais de 90 anos e cinco pessoas com deficiência em residências inclusivas.
A segunda dose da vacina já foi aplicada em 223 destes moradores. Entre eles, 164 profissionais de saúde, 54 idosos de instituições de longa permanência e cinco pessoas com deficiência de residências inclusivas.
Segundo a Prefeitura Municipal de Barroso, os números expostos no Vacinômetro são atualizados diariamente mediante a aplicação de vacinas. Ao Notícias Gerais, a prefeitura informou também que todos os profissionais da linha de frente de combate à Covid-19 foram vacinados e os demais profissionais estão recebendo o imunizante de acordo com os critérios do Plano Nacional de Imunização e da deliberação da Secretaria Estadual de Saúde.
Ao contrário do que vem ocorrendo em diversas partes do país, Barroso ainda não precisou suspender a vacinação contra a Covid-19 por falta de doses do imunizante. Segundo a Prefeitura, na cidade a vacinação está ocorrendo por etapas, de acordo com o envio de doses. O executivo municipal salienta que quem já foi vacinado não corre o risco de não receber a segunda dose.
“Este controle da segunda dose é feito pela Unidade Regional de Saúde de São João del-Rei e encaminhada de forma periódica e organizada para não faltar a segunda dose. Diga se de passagem, tem funcionado muito bem”, informa a Prefeitura de Barroso.
Quanto ao seguimento da vacinação, a Prefeitura esclareceu que, além dos idosos já vacinados, os demais serão vacinados em ordem decrescente de idade, como estabelece o Plano Nacional de Vacinação.
Sem contratempos
Segundo as informações repassadas pelo poder público municipal, a vacinação em Barroso tem ocorrido de maneira tranquila e sem maiores adversidades. Não foram registrados casos de “fura-filas”, nem de pessoas que desenvolveram a doença antes de receber a segunda dose da vacina. Além disso, a cidade possui insumos e profissionais suficientes para garantir a vacinação.
O principal desafio da vacinação contra a Covid-19 no município tem sido aguardar o envio de novas doses do imunizante.
Sem previsões de quando a vacinação em massa irá ocorrer, a Prefeitura de Barroso reforça as orientações de cuidado e proteção atestadas pelos órgãos de saúde.
“A população com as orientações já estão massificadas: uso de máscara, uso de álcool em gel e higienização das mãos, e, principalmente, distanciamento e isolamento social. Saindo de casa apenas em casos de necessidade”, salienta.