

Najla Passos
Notícias Gerais
O plano parecia perfeito. O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL) decretava na quarta (9) a reabertura das casas de festas e espetáculos para passar a vigorar no sábado (12) e, no dia seguinte, no domingo (13), os partidos que o apoiam realizariam a convenção que oficializaria sua candidatura à reeleição nas eleições municipais de 2020, no Teatro Municipal, com a presença de, segundo fontes, pelo menos 240 convidados.
Ele só se esqueceu de combinar com o Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo de Estado que, em decisão do dia 9 publicada nesta sexta (11), decidiu que São João del-Rei deve regredir à onda amarela do programa “Minas Consciente”, que não permite a reabertura de teatros.
Ao Notícias Gerais, na tarde desta sexta (11), a secretária de Governo e Gabinete da Prefeitura de São João del-Rei, Adriana Rodrigues, confirmou a regressão. O novo decreto já assinado pelo prefeito Nivaldo estabelece que as restrições pertinentes à Onda Amarela já passam a valer neste sábado (12). Por conta disso, a convenção foi cancelada. Mas não sem antes gerar muita polêmica.
E a coerência?


Na noite desta sexta (11), mesmo com o decreto de regressão já assinado, a convocação para a convenção continua circulando pelo WhatsApp. A Associação dos Movimentos Sociais, Moradores e Amigos de São João del-Rei (Ammas/Del-Rei) criticou nas suas redes sociais o fato do prefeito usar um imóvel municipal para fazer a convenção.
“Parece piada de mau gosto, mas o Prefeito Nivaldo de Andrade utilizará no próximo domingo, dia 13 de setembro, o Teatro Municipal para as convenções dos partidos apoiadores do Prefeito. Detalhe: Teatro Municipal é da Prefeitura. O Prefeito utiliza da máquina pública para sua reeleição!”, diz um trecho da nota publicada no Facebook.
Já os promotores de eventos, que estão parados há quase seis meses, desde o início da pandemia, cobraram coerência do prefeito. Em vídeo publicado nas redes sociais, eles questionam a organização da convenção e afirmam que vão acompanhar o processo (vídeo acima).
Em reunião com o prefeito (vídeo acima), após o protesto que a categoria realizou na quarta (9), em frente a Prefeitura, o assunto já rendeu polêmica. Nivaldo dizia que só ia ocupar 50% da capacidade do teatro na convenção, enquanto os promotores de eventos lembravam que os protocolos do “Minas Consciente”, ao qual o prefeito aderiu, só permitiam 30 pessoas no máximo.


Procurado pela reportagem, o vereador Weriton Andrade (PSL), filho do prefeito Nivaldo, disse que o evento no Teatro Municipal foi cancelado e que a organização está decidindo um novo espaço para realizar a convenção.
Covid-19 em aceleração
A volta à onda amarela tem o objetivo de reduzir a propagação do novo coronavírus na cidade, que já ostenta um total de 577 infectados desde o início da pandemia. Só nesta sexta (11), São João del-Rei registrou mais sete pessoas contaminadas. Dos leitos disponíveis para pacientes com Covid-19 nos hospitais da cidade, 14 estão ocupados.
Segundo boletim publicado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPE/UFSJ) na quarta (9), São João del-Rei apresenta tendência de elevação na taxa de contágio, com uma média móvel de quatro novos casos por dia. Na semana anterior, a média era de 3,4, o que significa um aumento de 17%.

