Início Cultura Agenda CIRCUITO LIBERDADE OFERECE PROGRAMAÇÃO VIRTUAL GRATUITA

CIRCUITO LIBERDADE OFERECE PROGRAMAÇÃO VIRTUAL GRATUITA

O CCBB-BH integra o Circuito Liberdade. Foto: Hugo Cordeiro

Agência Minas

Os espaços do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, estão fechados novamente, mas seguem com programação virtual para promover a arte e a cultura de maneira ampla nesse momento de isolamento social. Confira:

CCBB BH

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), até 20/5, a Exposição Yara Tupynambá – 70 anos de carreira, que conta com 74 obras da artista, entre quadros, gravuras, alguns de seus mais importantes painéis e uma série inédita sobre os parques municipais de Belo Horizonte. O tour virtual é gratuito e pode ser acessado neste link.

O CCBB BH também oferece passeio virtual às exposições “Ex Africa”, “Erwin Wurm – O Corpo é a Casa”. Para conferir, acesse aqui.

Para quem gosta de aventura, a mostra de cinema “Stephen King – O medo é seu melhor companheiro” vai até 19/5 e tem programação on-line gratuita com filmes, minisséries, telefilmes, debates, lives, palestra e masterclass com profissionais convidados. Para assistir, cadastre-se aqui.

Espaço do Conhecimento UFMG

Outro equipamento do Circuito Liberdade com ampla programação virtual é o Espaço do Conhecimento UFMG, que traz sessões on-line semanais de astronomia. As lives do projeto Descobrindo o Céu acontecem às quintas-feiras, às 17h, neste link.

Além disso, o equipamento apresenta atividades educativas do projeto Espaço em Rede, com abertura de turmas para o público escolar e interessados em geral. Na primeira oficina, “Os Sorielisarb – quem são os outros?”, serão apresentados costumes e crenças de um povo muito próximo de nós e, ao mesmo tempo, desconhecido.

A oficina é voltada para o público infanto-juvenil, e acontecerá pelo Zoom. As vagas são limitadas. A oficina para público geral será no sábado (13/3), às 10h. Inscreva-se

O Espaço do Conhecimento UFMG também fará a oficina virtual “Como fotografar estrelas com o celular”, por meio da plataforma Zoom, no dia 27/3. A atividade reúne dicas e estratégias de fotografia e de edição que podem aumentar a beleza das fotos. As inscrições podem ser feitas a partir de 22/3, neste site.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale apresenta o Recital Fagote e Piano, nesta quinta-feira (11/3), às 19h30, em seu canal do YouTube. Já no dia 20/3, às 16h, tem apresentação do Espetáculo Pru-ti-ti Memórias de Estimação, com a Insensata Cia de Teatro. O espetáculo é livremente inspirado em “O Menino e o Pinto do Menino”, obra de Wander Piroli que conta a história de Cau, um garoto que troca latas e panelas velhas por um pintinho.

No dia 27/3, às 16h, será transmitido, também no canal do YouTube do memorial, o lançamento do livro Para meu Amigo Branco, com Manoel Soares. Já em 28/3, às 11h, as irmãs Luísa Mitre (piano) e Natália Mitre (vibrafone e percussão) se apresentam com temas da música instrumental brasileira, com destaque para a produção de compositoras femininas. 

Casa Fiat de Cultura

Na Casa Fiat de Cultura, últimos dias para visitar virtualmente a exposição “Sagoma”, que fica em cartaz até 15/3. A última visita virtual mediada em videoconferência será nesta quinta-feira (11/3), com inscrições neste link. Para escolas e grupos, o agendamento pode ser feito pelo e-mail agendamento@fcagroup.com.

Em 23/3, a Casa Fiat inaugura a exposição virtual “Insignificâncias”. Cones de trânsito, postes de luz, emaranhados de fios, presentes no dia a dia das cidades, muitas vezes são despercebidos e se tornam invisíveis para as pessoas. O trabalho da artista plástica Carol Peso resgata esses elementos. No dia da abertura, às 19h, haverá um bate-papo on-line sobre a exposição com a artista plástica. 

Outra conversa virtual promovida pela Casa Fiat vai acontecer em 28/3, às 11h30. Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, o “Encontros com o Patrimônio” refletirá sobre a presença de mulheres artistas na Europa, entre os séculos XVII e XIX, como Artemísia Gentileschi e Berthe Morisot. As inscrições são gratuitas.

O espaço cultural também oferece o minicurso “Introdução à Arte Contemporânea: história, conceitos e artistas”, que será realizado nos dias 11, 18 e 25/3 de março no YouTube da Casa Fiat

Centro de Arte Popular

O Centro de Arte Popular celebra seu aniversário em 19/3 e comemora com uma edição especial da live “CAP Convida”, com o professor Ricardo Gomes Lima, às 19h, neste link.

Biblioteca Estadual

Para quem gosta de literatura, a Biblioteca Pública de Minas Gerais também preparou sua programação virtual para o mês de março, transmitida no Instagram. No dia 11/3, às 16h, acontecerá a Live da Biju – Risada de Bruxa, com a contadora de histórias Ana Raquel.

Em 12/3, às 14h, é a vez da live do Dia do Bibliotecário, com Mariana Nogueira Ferraz, com o tema Bibliotecas Públicas no Brasil: reflexão e prática. Em 19/3, às 15h, o Projeto Novos Talentos recebe o escritor Marcelo Azevedo e no dia 26/3, às 15h, a convidada é a escritora Júlia Elisa.

MM Gerdau

O Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), realiza, todas as quartas, às 10h30 e às 14h30, quintas e sextas, às 14h30, visitas virtuais mediadas, que podem ser acompanhadas pela plataforma Zoom ou Google Meet.

No mês de Março o Educativo oferece três diferentes roteiros: “Diversidade Mineral”, que apresenta parte do acervo mineral do museu, “O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura”, que irá revelar as belezas arquitetônicas do edifício, e “Cristais do Tempo”, um convite a uma caminhada pelos espaços e tempos das obras presentes na instituição.

As inscrições individuais podem ser feitas neste link. Para grupos é preciso enviar e-mail para educativomm@mmgerdau.org.br.

Para celebrar o Dia da Água, o MM Gerdau promove, nesta quinta-feira (11/3), às 19h, um bate-papo entre o fotógrafo Fernando Piancastelli e o jornalista e coordenador de Comunicação do Comitê CBH Rio das Velhas, Luiz Ribeiro. A live será transmitida pelo canal do YouTube do MMGerdau. Na mesma plataforma, em 18/3, às 19h, será lançado o movimento She’s Tech 2021, que visa fortalecer a presença feminina na tecnologia. 

Neste mês o museu promove também o “Experimenta 60”, projeto de ocupação dos espaços do MM Gerdau com intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte. Em 2021, a iniciativa será digital e conta com novas oficinas no campo de autoconhecimento, dança, desenho e música. A programação pode ser conferida no site www.mmgerdau.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui