Início Opinião Coluna COLUNA: ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE – ALGUMAS CONEXÕES

COLUNA: ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE – ALGUMAS CONEXÕES

Raruza Keara *

Na coluna dessa semana, tratarei do tema sustentabilidade e artesanato e como eles relacionam-se em prol de ações transformadoras.

Para começar, acredito que seja importante esclarecer algumas informações sobre o que é sustentabilidade e o que essa palavra tão divulgada hoje em dia significa. Sustentabilidade vem da palavra sustentare, que em latim pode ser traduzida como sustentar, manter, conservar ou cuidar. Por isso, quando falamos que um processo na indústria não é sustentável, queremos dizer que ele não se sustenta, não consegue ser mantido, conservado, ou, que não sobreviverá por muito tempo.

A sustentabilidade é muito discutida como algo que está relacionado ao meio ambiente e a “pauta verde”, mas não é apenas isso.

Quando colocamos a sustentabilidade em foco, refletimos sobre os pilares social, econômico e ambiental e sobre como satisfazer as necessidades das pessoas no momento presente, sem esquecer das futuras gerações e de que as necessidades delas de alimentação, habitação, transporte, saúde e lazer também deverão ser garantidas. Resumidamente, podemos definir a sustentabilidade como um conceito amplo que discute o comportamento humano e coletivo e como as ações realizadas no agora podem ser uma verdadeira ameaça para sobrevivência do planeta e da sua biodiversidade em pouquíssimo tempo.

Logo, quando discutimos a sustentabilidade a partir de um parâmetro grande, o macrossistema que é o planeta Terra, necessitamos discutir também a nossa reforma intima enquanto indivíduo e responder sinceramente quais mudanças de hábitos e de atitudes conseguimos sustentar para fazermos a diferença nos microssistemas que somos parte; família, trabalho, empreendimento, bairro e cidade.

Tais mudanças nas experiências individuais podem se revelar verdadeiras competências solidárias e participativas gerando transformações pontuais e fragmentadas, que somadas resultam em melhorias significativas a nível global.

Por isso, quando compramos de um pequeno comerciante do bairro, valorizamos um pequeno negócio artístico ou adquirimos produtos mais artesanais e feitos em pequena escala, contribuímos para alterar positivamente a realidade ao nosso redor, gerando desenvolvimento econômico, social e até cultural de uma comunidade.

O artesanato pode ser considerado uma prática econômica e cultural que colabora com os processos sustentáveis de produção, uma vez que as relações de demanda, distribuição e venda desse tipo de produto são distintas daquelas que encontramos na realização dos produtos industrializados.

O trabalho artesanal é fruto da expressão individual criativa, a execução do trabalho é mais lenta e amparada na elaboração de detalhes, que muitas vezes são personalizados ou até exclusivos. A produção artesanal, portanto, não pode ser realizada em larga escala o que repercute sobre formatos de entrega, o uso de transporte e de combustíveis, ou seja nas formas de distribuição. Já a venda do produto artesanal depende muito do contato humano e está muitas vezes inserida numa rede de produtores, conectada localmente ou virtualmente.  

Todo processo criativo e artístico carrega identidade, traços e expressões particulares do artesão ou artista, o que confere características diferenciadas à criação, o que, em muitos casos, pode enfatizar os aspectos da atemporalidade e durabilidade. Os trabalhos manuais como roupas em crochê e tricô traduzem essa autenticidade e estilo, por isso na cadeia de moda são considerados altamente sustentáveis.

Outra informação relevante sobre o artesanato e o desenvolvimento econômico é o fato da atividade produtiva incluir pessoas na dinâmica econômica, que por motivos variados, como a ausência de formação técnica ou universitária, a realização de atividades paralelas como cuidado com casa e filhos, a necessidade de flexibilização de horário, não conseguiriam gerar renda financeira.

Todas essas informações reunidas nos mostram como o artesanato conecta-se às esferas sociais, econômicas e ambientais, definindo-o essencialmente como uma ferramenta na construção de um mundo mais sustentável.

Dicas Raraz, toda semana uma dica nova sobre comportamento, empreendedorismo ou comunicação.

* Criadora do Peça Rara Estúdio de Criações e Crochê, é jornalista, professora e artesã empreendedora. Siga o @pecararanaweb no Instagram e no Facebook.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui