Início Opinião Coluna COLUNA: CARREIRA NO ARTESANATO – QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A PAGAR?

COLUNA: CARREIRA NO ARTESANATO – QUANTO VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A PAGAR?

Raruza Keara *

Uma das perguntas mais comuns que me fazem é se artesanato dá dinheiro. Eu pisava em ovos para respondê-la, mas depois de muitos anos eu passei a ser direta.  E, hoje, quando me perguntam, eu respondo na lata: Artesanato não dá dinheiro, assim como estudar não dá dinheiro, como ter uma empresa não dá dinheiro…

Para uma atividade produtiva “dar dinheiro” ela não pode contar simplesmente com a sorte, a boa vontade e com a paixão como garantias para o seu sucesso. Quando escolhemos uma determinada área para atuar, por que nos apaixonamos por ela e por que gostamos daquele tipo de trabalho que ela nos oferece, precisamos nos questionar o quanto estamos dispostos a enfrentar os desafios e os problemas que ela também nos apresentará.

O fator decisivo na hora de eleger uma carreira profissional é saber se você está disposto a resolver os problemas daquela área. Trabalhamos para a sociedade e para pessoas a fim de satisfazer necessidades e desejos.

Como artesãos (ãs) somos parte desse contexto. O que nos convida a estudar o mercado do artesanato, o público, o produto ou serviço que será oferecido, buscando inovação e capacitação constantemente.

Os problemas estarão lado a lado com a paixão e a criatividade, pois teremos dificuldades para conquistar clientes e mantê-los, no caso de sermos autônomos e microempreendedores individuais (MEIs), mas também para aumentarmos nossa rentabilidade em um tipo de negócio que a exclusividade se impõe muitas vezes à produtividade.

Por isso, o autoconhecimento é sem sombras de dúvida um divisor de águas na vida de qualquer artesão (ã) profissional. Se sua opção for investir nessa carreira, você precisa aprimorar-se, dialogar com seu público e clientes, realizar parcerias, fortalecer redes de contato e trabalhar duro.

A decisão de fazer a guinada como artesão (ã) profissional dependerá muito da forma como você dedica-se à atividade e o que você está disposto a ganhar e a perder, pois ônus e bônus tem em qualquer carreira profissional.

Para ajudar você na sua descoberta profissional como artesão (ã) separei alguns questionamentos, que estão abaixo:

  • Pergunte-se primeiramente se você passaria oito horas do seu dia, seis dias por semana, criando produtos artesanais, levando em consideração as pressões de entrega das encomendas, a formação de preços e a apresentação do seu produto ou serviço.
  •  Responda também se você está aberto a comunicar-se com outras pessoas, por que ao abrir um negócio ou ao vender um produto, precisará da comunicação como aliada e de muito jogo de cintura para lidar com as dores, desejos e sonhos das pessoas que vão solicitar seu trabalho;
  • Analise se você se tornaria um MEI com responsabilidades fiscais e encargos tributários com intuito de vender mais, ou, se você faz artesanato só para ter uma renda complementar;
  • E, por último, questione-se o quanto você investiria de tempo, estudo, dedicação e dinheiro na sua carreira no artesanato.

Pratique e depois me conte aqui nos comentários da coluna se foi positivo esse exercício.

* Criadora do Peça Rara Estúdio de Criações e Crochê, é jornalista, professora e artesã empreendedoraSiga o @pecararanaweb no Instagram e no Facebook.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui