Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Em coletiva de imprensa realizada on-line nessa segunda (11), autoridades de saúde de Barbacena e o prefeito Luís Alvaro (PSD) comentaram sobre como a administração municipal tem se preparado para o avanço do novo coronavírus na região e indicaram o mais recente parecer do encontro de prefeitos da macrorregião: agora, todas as cidades da região precisam alcançar 100% da meta estabelecida de leitos para tratamento da Covid-19 para iniciar a elaboração das tratativas de reabertura do comércio.
Em reunião com os chefes do Executivo das cidades que compõem a macrorregião Centro Sul, ficou combinado que o objetivo não será mais chegar a 70% do estabelecido, como era anteriormente, mas sim, que todos os municípios alcancem 100%. Assim, como nem todas as cidades conseguiram conquistar a meta, os estabelecimentos não essenciais seguem fechados. O objetivo é que, até a próximo encontro virtual, que ocorrerá em 10 dias, os municípios tenham conseguido alcançar o número.
De acordo com o prefeito de Barbacena, a administração tem mantido intenso diálogo com o setor do comércio e que ele “tem acatado muito bem, entendimento é a palavra chave nesse momento”.
Além disso, Luís Alvaro também disse que “nós temos que reinventar nosso modelo (de comércio), não dá pra ser o modelo antigo, existem limitações. Vamos pensando em primeiro lugar na saúde e segundo lugar na economia”.