Início Gerais Brasil ATUALIZADA: CONSELHO DE SAÚDE DE BARBACENA DETERMINA SUSPENSÃO DO DECRETO QUE PERMITE...

ATUALIZADA: CONSELHO DE SAÚDE DE BARBACENA DETERMINA SUSPENSÃO DO DECRETO QUE PERMITE REABERTURA DO COMÉRCIO

Matéria atualizada às 19h50 *

Foto: Carol Rodrigues/Arquivo

Najla Passos
Notícias Gerais

Temendo o colapso do sistema de saúde de Barbacena, o Conselho Municipal de Saúde determinou, neste sábado (23), que o prefeito Luis Álvaro (PSD) suspenda o Decreto 8.661/2020, que permitiria a reabertura, na próxima segunda (25), dos setores do comércio contemplados pela chamada “Onda Branca”, do Programa Minas Consciente, do Governo do Estado.  

A decisão do Conselho foi tomada depois que o Comando da Aeronáutica confirmou que pelo menos 90 integrantes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) estão infectados pela Covid-19 e anunciou a liberação dos alunos saudáveis, neste final de semana.

A ocorrência de um número recorde de casos de Covid-19 na base militar foi denunciada pelo Notícias Gerais, em reportagem exclusiva na terça (19) e provocou uma reação em cadeia dos órgãos competentes. Na sexta (22), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a liberação dos alunos da base aérea.

Na noite de sexta (22), o Comando da Aeronáutica afirmou que havia testado os alunos e 90 deles estavam infectados, sendo que seis desenvolveram sintomas leves e o restante estava assintomático. Como os resultados saíram quase que imediatamente, a suspeita é foram aplicados testes rápidos, que costumam não ser muito precisos.

E o temor do Conselho é que a liberação dos alunos, além da dos 1500 militares e funcionários civis da base aérea, aumente muito a taxa de propagação da Covid-19 na região. Dentre as alegações da medida, o Conselho ressalta que a Epcar não possui estrutura própria para tratar possíveis casos de agravamento.

No documento encaminhado ao prefeito, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Lúcia Werneck, afirma que a deliberação foi tomada após consulta virtual aos conselheiros. E lembra que obedece aos dispositivos legais.

Ela ressalta que a divulgação do diagnóstico do alto número de integrantes da Epcar contaminados só ocorreu após a assinatura do decreto e, por isso, a situação precisa ser reavaliada.

“Não é que a gente não queira que o comércio reabra, mas isso tem que ser feito com segurança para todos. Não podemos perder todo o investimento feito em saúde até agora”, disse em entrevista ao Notícias Gerais.

Carmem, que é professora aposentada da Epcar, afirma entender a decisão da escola de manter as aulas, mesmo em tempo de isolamento social. “Eles foram pegos de surpresa, como todos nós. E os alunos da Epcar são também funcionários, recebem para estar ali e tudo”, explica.

Entretanto, ela garante que, agora, a prioridade para o Conselho é garantir o acesso à saúde para todos. “O programa Minas Consciente enquadra as cidades por onda em função do fator epidemiológico. E com o aumento expressivo do número de casos da Epcar, o nosso alterou muito”, esclarece.

Sem prazo determinado

A determinação do Conselho não tem prazo pré-estabelecido. Vale até que todos os casos de infecção por Covid-19 oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) sejam computados, o Comitê Microrregional se posicione a respeito e acione a Secretaria de Saúde do Estado para reavaliar em que onda a Barbacena poderá ser enquadrada.

Nota de esclarecimento

Em nota divulgada neste sábado, a Prefeitura de Barbacena afirmou que, apesar da Epcar estar localizada no município, é o Comando da Aeronáutica quem estabelece suas diretrizes de funcionamento. E ressaltou que já havia orientado a instituição a seguir os protocolos de segurança, por meio da Vigilância Sanitária.

A reportagem do Notícias Gerais contatou a assessoria de comunicação da Prefeitura para saber se o executivo seguirá a determinação do Conselho, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

8 COMENTÁRIOS

    • Caro Pedro, o Conselho se refere a adesão ao Programa Estadual e, no ofício encaminhado à Prefeitura, determina a suspensão do Decreto 8.661/2020. Posso disponibilizar cópia no seu email, se julgar relevante.

  1. Enquanto a gestão for orientada ao temor, não teremos esperança em superar esta crise. Sem dúvida a situação é grave e requer atenção, mas é necessário lidar de forma mais racional, científica e orientada a um plano de riscos. Veremos muitos mais óbitos relacionados a COVID-19 sim, mas sendo praticamente todos causados por comorbidades. A mídia foca em proliferar o temor de forma bastante irresponsável. Até o momento não vemos discussão sobre propostas de enfrentamento consciente para permitir sobreviver à crise, mas replicação de obituários, temor e estímulo ao pânico.

    • Caro leitor atento:
      A mídia não é o inimigo. Nossa obrigação é informar para que a população tire suas próprias conclusões sobre fatos concretos, comprovados e documentados, como este. Ou você acha que a população não tem o direito de saber que há pessoas contaminadas, morrendo e quais são as formas mais recomendadas para se evitar isso?
      Em tempo: conheça o projeto Compre em Casa do NG. É um exemplo de ações propositivas para ajudar a todos a enfrentar a crise com boas práticas.

      • Poderiam informar de forma objetiva qual é a mudança na política pública de saúde que o Conselho Municipal de Saúde de Barbacena promoveu de um dia pro outro, visto que um acordo muito mais amplo foi alinhado durante vários dias e é baseado em critérios objetivos em relação a capacidade de atendimento do sistema de saúde, e não apenas em uma opinião baseada em temor. Que o conselho extraordinário de enfrentamento a COVID-19 na macrorregião de saúde centro-sul é quem está mais qualificado para fundamentar os prefeitos na decisão conjunta. Principalmente, que quase nenhuma (<15%) das UTIs disponíveis para COVID-19 na região está em uso, ou seja, estão à disposição caso necessário. Que somente pacientes com comorbidades graves estão necessitando de tratamento especial para COVID-19. Que estão sendo tomadas decisões racionais baseadas em modelos de riscos em um programa articulado no estado inteiro. Que Minas Gerais é um estado exemplo para todo Brasil no combate a COVID-19. Que o sistema de saúde regional está preparado para enfrentar a situação em harmonia com os melhores protocolos internacionais de saúde.

        Pela primeira vez na história temos uma mobilização articulada para prover serviços de saúde do melhor nível imaginável para a população. Parabéns pelo projeto Compre em Casa do NG. Poderiam explorar mais as redes de apoio, sobre outras ações altruística que tem acontecido e como estamos bem preparados para superar e enfrentar a crise social que seguirá. Precisamos de mais coragem e racionalidade para enfrentar a situação – chega da cultura sensacionalista do medo.

        • Temos acompanhado e noticiado todas as reuniões da Macrorregião de Saúde. É só colocar na busca do site que qualquer leitor verá a cobertura descomunal que demos ao tema. Inclusive, já fizemos live para tratar do assunto ao vivo com os envolvidos, obviamente aquelas autoridades públicas que não tem medo de assumir posição pública no debate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui