Início Cultura Agenda ‘VÊNUS’ DE BOTTICELLI SERÁ A ESTRELA DE EXPOSIÇÃO INÉDITA E GRATUITA EM...

‘VÊNUS’ DE BOTTICELLI SERÁ A ESTRELA DE EXPOSIÇÃO INÉDITA E GRATUITA EM BH

Por Najla Passos
Da Editoria

A capital mineira recebe, pela primeira vez no Brasil, uma exposição do gênio renascentista Sandro Botticelli, famoso por pincelar ‘Vênus’, a personagem consagrada como o maior símbolo da beleza feminina ocidental nos últimos cinco séculos.  

A mostra “Botticelli e Seu Tempo na Casa Fiat de Cultura” fica em carta de 5 de maio a 12 de julho, no espaço cultural inaugurado há 14 anos e que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, há 4. E será gratuita.

Botticelli (1445-1510) nasceu em Florença, berço do movimento cultural e científico chamado Renascença, que anunciou o fim da obscura Idade Média. É considerado um dos maiores expoentes do período, ao lado de Michelângelo e Leonardo da Vinci.  

A tela “O Nascimento de Vênus”, exposta em Florença, na Galeria Uffizi, projetou a musa como o maior símbolo de beleza ocidental da modernidade aos nossos tempos. Imagem: Arquivo.

Sua obra mais icônica é “O Nascimento de Vênus” (1485–1486), que está exposta em Florença, ao lado de “A Primavera” (1482), na Galeria Uffizi, considerada o maior museu de arte renascentista do mundo.

“O nascimento de Vênus” projetou a personagem como padrão de beleza ocidental e a transformou em estrela pop. Ela estampa hoje toda sorte de objetos utilitários mundo afora. E até moedas de 10 euros.

A ‘Venus’ que virá à Minas faz parte do acervo da Galleria Sabauda, de Turim, também na Itália. As demais obras que integraram a exposição ainda não foram confirmadas, mas pertencem a onze diferentes museus.

A mostra conta com apoio da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado-Geral em Belo Horizonte.

A ‘Venus’, de Sandro Botticelli, faz parte do acervo da Galleria Sabauda, em Turim, na Itália. Foto: Arquivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui