Início Opinião EDITORIAL: QUEM É QUEM NA VIAÇÃO PRESIDENTE, A EMPRESA QUE ASSEDIA TRABALHADORES...

EDITORIAL: QUEM É QUEM NA VIAÇÃO PRESIDENTE, A EMPRESA QUE ASSEDIA TRABALHADORES E ATACA A IMPRENSA?

Fotos: Redes sociais

Responsável pelo transporte público municipal de São João del-Rei, a empresa Viação Presidente parece não trabalhar de forma muito transparente. No site da empresa, não há o tradicional “quem somos”, com a apresentação do histórico da organização. Não há organograma com os cargos dos responsáveis. Sequer um telefone de contato.

Na página do Facebook, a última publicação celebra o Dia do Trabalhador, no 1º de maio de 2015. Pelo menos, neste caso, há um telefone de contato na seção sobre: (32) 3371-6568. Entretanto, o funcionário que o atende não tem autorização para passar informações.

Não por acaso, é comum que sociedade civil e agentes públicos se confundam quanto ao quem é quem na estrutura da empresa. No cenário nebuloso que envolve a Viação Presidente, há trabalhadores que confundem encarregado com gerente. Assim como há agentes públicos que por ventura confundem gerente com dono. Ou vice e versa.

A dificuldade de dialogar com seus responsáveis é notória e afeta usuários, trabalhadores, imprensa e até agentes públicos que, algumas vezes, ficam com a impressão que não é do interesse da empresa prestar informações de interesse público, ainda que opere como concessionária de um serviço público municipal essencial. O vídeo publicado abaixo é didático em comprovar tudo isso.

LEGENDA DO VÍDEO: Em reunião extraordinária da Câmara, no último dia 19, o vereador Gilberto Lixeiro (PSL) reclama da forma mal educada como foi tratado pelo interlocutor da Viação Presidente, Gustavo Ferreira. Ao se referir ao interlocutor como gerente, é corrigido pelo vice-presidente da Casa e liíder do governo, vereador Stefanio Pires (PSL): “Ele é o dono”. Vídeo: Câmara de São João del-Rei

E as boas práticas de transparência?

O fato concreto é que as boas práticas de transparência não são preocupações da empresa que não paga os salários dos seus 272 funcionários há três meses, e acumula dívidas com a Previdência Social e com o FGTS, entre outros impostos.

Desde o dia 19 de maio, quando recebeu as primeiras denúncias sobre demissões irregulares e atrasos salariais dos trabalhadores, o Notícias Gerais tenta, sem sucesso, ser atendido por um dos responsáveis pela empresa, com o objetivo de informar a sociedade sobre o que se passa com a Viação Presidente.

Várias tentativas, todas elas documentadas, já foram feitas por telefone, email e presencialmente. A empresa jamais respondeu. Ao contrário, no email enviado ao Notícias Gerais, na sexta (29), é o próprio advogado da Viação Presidente que afirma, de forma categórica, que a pessoa apontada por ele como sendo o gerente, Gustavo Ferreira, nunca concedeu entrevista ao NG e nem autorizou que outro funcionário o fizesse.

O contato do advogado, que se apresenta como Bruno Viegas dos Santos, é curioso em vários aspectos. Em nenhum momento, ele se solidariza com o jornalista agredido por um funcionário da empresa. Nem mesmo demonstra interesse em apurar as denúncias e esclarecer os fatos. Tão pouco responde as dúvidas do portal acerca das demissões e atrasos salariais da Presidente. Seu propósito é claro: intimidar o Notícias Gerais com ameaças de denúncia policial e ação judicial.

Imprensa livre rima com democracia

A obstrução ao trabalho da imprensa é conduta rechaçada em todas as democracias – ou pelo menos nas democracias de fato. Não por acaso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) firmaram convênio para a promoção da segurança dos jornalistas e o fortalecimento da liberdade de imprensa.

No último dia (27), lançaram a Cartilha sobre medidas legais para a proteção de jornalistas contra ameaças e assédio online, exatamente o tipo de crime praticado pelo funcionário da Presidente contra o repórter do Notícias Gerais. “O assédio contra jornalistas brasileiros nas redes sociais é um fenômeno em crescimento nos últimos anos. Jornalistas que veiculam reportagens sobre questões políticas ou sociais de natureza controversa se veem crescentemente como alvos de abusos praticados nas redes sociais, como comentários ofensivos e ameaças de violência física ou sexual”, diz a publicação.

No lançamento da cartilha, o presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, afirmou que a imprensa livre é pilar da democracia. “A defesa da democracia exige vigilância e coragem, exige instituições fortes. Omissão, tibieza e fraqueza são fatores que levam a processos históricos como foi o da ascensão do nazismo. Quando a liberdade não é observadora da força da democracia institucional, leva à desordem, ao caos e à vitória dos autoritários”, disse.

O coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa da OAB Nacional, Pierpaolo Bottini, ressaltou a importância da cartilha para jornalistas que sofreram agressões e para identificar quem se esconde atrás de um teclado para realizar essas atrocidades. “A cartilha que advém do convênio é um passo a passo para os jornalistas agredidos, listando as autoridades que devem procurar nas delegacias, no Ministério Público, no Judiciário. E vale não somente para os profissionais de grandes veículos, mas sobretudo para os do interior do país, onde a intimidação é, muitas vezes, maior”, afirmou Bottini.

O presidente da Abraji, Marcelo Träsel, lembrou os crescentes ataques que os profissionais têm sido vítimas no país. “Os recentes ataques evidenciam a degradação da civilidade e do espírito democrático no país. A imprensa é sempre um dos alvos dos movimentos autoritários, porque é impossível existir uma democracia sem uma imprensa livre, e ela nunca esteve tão ameaçada no Brasil desde a redemocratização”, afirmou.

Não nos calaremos

Assim como denunciamos as ameaças feitas aos jornalistas nos muros do Maleta, em Belo Horizonte, ao colaborador da Folha de Barbacena, nas redes sociais, e a agressão ao cinegrafista da TV Integração, em frente a Epcar, não nos calaremos frente à nenhuma ameaça dirigida ao Notícias Gerais.

O portal reafirma aqui seu compromisso com a liberdade de imprensa, a pluralidade de vozes e a informação de qualidade, ressaltando que jamais, em nenhuma hipótese, irá se intimidar frente a ameaças de quem não parece ter o mesmo apreço pelas práticas democráticas.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui