

Redação
Notícias Gerais
A Secretaria de Saúde de São João del-Rei divulgou os números das arboviroses no município em 2021. Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus – que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).
De acordo com os números divulgados pela pasta, o município, até a data de 5 de abril, teve 35 notificações, sendo 34 para dengue e uma para chikungunya. Entre esses casos, foram confirmados nove pacientes diagnosticados com a dengue e um com chikungunya.
Até então, outros cinco casos foram descartados para dengue e 20 casos estão divulgados como prováveis – não tendo confirmação.


Casos em Minas Gerais
Até 30/3, Minas Gerais registrou 12.564 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 4.077 casos foram confirmados para a doença.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 2.198 casos prováveis da doença, dos quais 1.374 casos foram confirmados. Não foram confirmados óbitos por chikungunya em Minas Gerais até o momento.
Já em relação à zika, foram registrados 90 casos prováveis: desses, oito foram identificados com a doença. Até a presente data, também não foram detectados óbitos por zika no estado.