Início Cultura Agenda EXPOSIÇÃO EM BENEFÍCIO DA APAE MARCA REABERTURA DE CENTRO CULTURAL EM TIRADENTES

EXPOSIÇÃO EM BENEFÍCIO DA APAE MARCA REABERTURA DE CENTRO CULTURAL EM TIRADENTES

Juan Passos Szczypior
Notícias Gerais

Nesta próxima quinta (24), o Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, reabre suas portas com a exposição Viagens: Retalhos de um Mundo em Desordem, do artista plástico Airton Ribeiro. Toda a renda obtida será revertida à APAE de Tiradentes.

Residente na cidade há 22 anos, Airton não esconde sua paixão pelas viagens que faz pelo mundo. São fotos, mapas, jornais e tíquetes de metrô de diversos países, como Guatemala, Cuba, Peru e Moçambique. As lembranças servem de inspiração e complemento para incorporar sua coleção de telas produzidas a partir da pandemia. 

São 30 telas que serão expostas de 24 de junho a 31 de julho no Centro Cultural Yves Alves, localizado na Rua Direita, 168 em Tiradentes. “É uma excelente oportunidade para apreciar obras de arte, embelezar sua casa e contribuir para a manutenção da APAE, que realiza um trabalho incrível – e totalmente gratuito – em benefício de 92 assistidos”, diz Airton.

Sobre as viagens que inspiram a exposição, ele fala com paixão: “Sempre gostei de viajar. Minha primeira viagem ao exterior foi ao Chile, aos 19 anos. A segunda, dois anos depois, foi para a Europa. Desde então, viajo sempre que possível. Viajo sozinho, um país de cada vez. É um desafio estimulante andar por uma cidade desconhecida apenas com um mapa no bolso. Ou entrar no metrô de Pequim e descobrir, sozinho, que linha tomar e onde descer.”

Por fim, em sua entrevista exclusiva ao Notícias Gerais, o artista conta que sempre foi muito feliz em suas viagens. E revela que foi justamente a impossibilidade de sair rumo ao desconhecido, provocada pela pandemia da covid-19, que o fez buscar e vasculhar suas lembranças e registros para produzir suas telas. 

“As viagens são janelas que se abrem para o mundo. São tantas informações, descobertas e emoções que, ao desembarcar de volta ao Brasil, o viajante não é o mesmo que daqui saiu. Só assim uma viagem cumpre o seu papel.” 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui