Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
Quem selecionou uma série de fotografias para esta edição da Galeria Virtual é o Daniel Arantes Pereira. Perguntando pelo Notícias Gerais, ele revela que, atualmente, transita pelas registros de natureza, de arquitetura e pelo fotojornalismo e gosta de “capturar detalhes de ângulos e composições inusitadas sem descaracterizar o objeto protagonista a ser retratado”.
“Busco congelar alguma dinâmica de beleza secreta e despercebida de elementos naturais, mesmo que em interação com ambiente urbano ou marcado pela presença humana, que só se revela ao olhar atento e contemplativo”, explica ele, que lembra da única “boa câmera da família”, que pertencia ao seu pai, responsável pelos registros dos aniversários e demais celebrações familiares.
Com o passar dos anos, foi apurando o gosto pela fotografia, ao mesmo tempo que contemplava a natureza, por exemplo, na Serra da Canastra. “Nesse período pré-digital e com muitos lugares ainda não tocados pelo turismo, cada registro fotográfico era tratado como troféu”, recorda.
Chegou a comprar uma câmera simples, de filme, com o valor do primeiro salário como estagiário, mas frustrou-se por causa de um defeito crônico do equipamento, sanado, muito tempo depois, quando o pai lhe deu a primeira câmera digital – para registrar o nascimento do primogênito.
Anos depois, convivendo com os encantos barrocos e a beleza das serras de São João del-Rei, comprou uma nova câmera, investiu em cursos básico,realizou pesquisas e participou de eventos. Daniel acredita que, “a interação com outros fotógrafos em eventos e cursos foi crucial para ampliar a visão sobre a fotografia e suas possibilidades”.
“A fotografia sempre esteve presente na minha vida”, afirma.
Confira as imagens!
Sobre o fotógrafo
Nascido no município de Cássia, no sul de Minas Gerais, Daniel tem 43 anos e reside em São João del-Rei há sete. É estudante do curso de Comunicação Social – Jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), aonde espera aprofundar conhecimentos na atividade do fotojornalismo, já que é “fascinado com manifestações culturais populares”.
Pesquisador e cientista de alimentos, se considera fotógrafo amador e afirma ser “apaixonado pelas belezas do Cerrado, do barroco e da cultura brasileira”.
Para conhecer outros trabalhos fotográficos de Daniel, confira no Instagram: @daniel.arantes.fotografia.