Carol Rodrigues
Notícias Gerais
A fotógrafa brasileira, Malu Baumgarten, vive há 23 anos no Canadá e traz registros sobre a pandemia da Covid-19 no país. Com a série de fotografias intitulada “Pedaços de Toronto entre o sol e a pandemia”, a profissional mostra imagens feitas em diversas trilhas da cidade de Toronto, que contam sobre a vida suspensa pelo vírus.
“A pandemia chegou com a primavera, quando o sol era ainda uma promessa e o frio insistia em demorar-se. De um dia para outro, com a notícia do vírus, fechou-se a cidade que se abria para o sol”, diz Malu, que faz parte do coletivo de fotógrafas Pixel.Ladies, formado durante a pandemia.
Com o degelo do inverno, a fotógrafa começou a caminhar pela cidade e fazer registros de suas andanças. Por um tempo, passeou por trilhas de um cemitério e, com o fechamento para visitação, mudou de rumo.
“Busquei refúgio nas ravinas, que são vales verdes de floresta preservada no meio da cidade, e as ravinas em abril eram ainda marrons e nuas de folhas. Descobri um mundo inteiro, secreto, escondido e solitário de ravinas interligadas, florestas que enverdeceram ante meus olhos, riachos, córregos, trilhos de trem abandonados que atravessam a cidade, e o grande rio Don”, reflete.
Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten
Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten
Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten
Imagem: Malu Baumgarten Imagem: Malu Baumgarten
Sobre a fotógrafa
Malu Baumgarten é fotógrafa e poeta. Foi produtora cultural e jornalista no Brasil e vive em Toronto desde 1997. Publicou no Jornal do Brasil, Zero Hora, Washington Times, London Daily Mail, The Toronto Star e Jornal de Toronto entre outros.
No Canadá, é ativista na área de habitação e acredita que o direito à moradia é um direito humano.
Show!!!??????
????
Parabéns Malu!!! Belo trabalho.