Início Gerais Cotidiano GOVERNO REALIZA CAMPANHA DE VACINAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

GOVERNO REALIZA CAMPANHA DE VACINAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Foto: Agência Brasil / reprodução

Assessoria
Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 14 anos teve início nesta semana. A campanha, que também engloba a imunização contra a Poliomielite, disponibilizará as doses de vacinas para todo o público-alvo até o dia 30 de outubro. O dia D, com divulgação e mobilização nacional, será realizado em 17 de outubro.

Em Minas Gerais, com o slogan “Cartão em dia, saúde protegida”, a campanha quer chamar a atenção sobre a importância de manter a vacinação em dia, em qualquer idade, para garantir uma vida saudável e livre de doenças.

“Esta ação tem como objetivos diminuir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, garantir oportunidade de acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, ampliar as coberturas vacinais, reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças”, explica Josianne Dias Gusmão, coordenadora Estadual do Programa de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os pais e/ou responsáveis devem levar as crianças e os adolescentes para vacinar, mesmo com a pandemia, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus municípios.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação.

No estado de Minas Gerais há a estimativa de 1.034.782 crianças nesta faixa de idade. A meta é vacinar 95% deste público. “A vacinação é a única forma de proteger contra a poliomielite e evitar a reintrodução da doença em nosso estado. Por isso, devemos levar as crianças para vacinar e, assim, manter altas as coberturas vacinais”, comenta Josianne Gusmão.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda causada pelo poliovírus, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Afeta os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia (ausência de reflexos) no segmento atingido. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as pessoas não imunizadas são suscetíveis de contrair a doença.

Desde 1990, o país não detecta casos da poliomielite. Nos anos de 1994, recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação da área livre de circulação do poliovírus selvagem.

Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. No estado de Minas Gerais há a estimativa de 4.453.616 crianças de adolescentes nesta faixa de idade.

Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.  

“A multivacinação tem como objetivo a análise do esquema de vacinação das crianças e dos adolescentes para verificar se está completo. E, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, será realizada a administração, garantindo assim a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, melhorando também as coberturas vacinais no país”, afirma Josianne Gusmão.

Equipe do PNI alinha estratégias com a SES-MG

Em visita à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta segunda-feira (5/10), a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS), Francieli Fontana e a consultora do PNI, Patrícia Glowacki, se reuniram com a equipe Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG. Durante o encontro, as equipes discutiram estratégias para a melhoria da cobertura vacinal de todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunizações, em Minas Gerais.

Francieli apresentou as diretrizes a serem seguidas pelo estado para fortalecer o Programa de Imunização. “Como estamos em campanha nacional, é importante que haja uma integração forte com a Atenção Primária em Saúde, que é a executora da ação de vacinação, no intuito de chamar a população, sempre respeitando as medidas de distanciamento social para proteger o profissional de saúde e também a população na hora de buscar o serviço de vacinação”, reforça Francieli.

Além das orientações gerais do MS para as condutas de distanciamento social, a coordenadora do PNI ainda pontua que “cada município, dentro da sua realidade, deve elaborar suas estratégias locais, tais como – utilizar ambientes externos; separar a população de risco, aproveitar estruturas municipais que estiverem fechadas para a realização da vacinação”.

Vacinas disponibilizadas

Para as campanhas serão disponibilizados 18 tipos de vacinas. Vacinas do Calendário da Criança e esquemas até os sete anos de idade (14 tipos de vacinas):

  • BCG
  • Hepatite B
  • Pentavalente
  • Poliomielite Inativada
  • Poliomielite Oral
  • Rotavírus
  • Pneumo 10
  • Meningocócica C
  • Febre amarela
  • Tríplice viral
  • Tetra viral (tríplice viral e varicela)
  • DTP
  • Hepatite A
  • Varicela

Vacinas do Calendário da Criança a partir dos sete anos de idade e do Calendário do Adolescente (8 tipos de vacinas).

  • Hepatite B
  • Febre amarela
  • Triplice viral
  • dT
  • dTpa
  • Meningocócica ACWY
  • HPV quadrivalente
  • Varicela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui