

Redação
Notícias Gerais
Familiares de um idoso de 66 anos de idade foram até o Corpo de Bombeiros de Barbacena, sediado na rua Bárbara Heliodora, relatando que o homem estava infartando em sua própria residência – localizada a cerca de 50 metros da unidade da corporação. O caso aconteceu nesta quinta (15).
Três bombeiros correram até a casa indicada, visto que a ambulância da unidade estava atendendo uma outra ocorrência simultânea, no bairro Santo Antônio. No interior da residência, o idoso foi encontrado deitado no sofá. Ele tinha pulsação fraca, pele fria, sudorese e estava pálido.
Em seguida, os bombeiros colocaram o homem no chão, por causa de ser uma superfície rígida, e começaram os procedimentos de reanimação, já que sinais indicavam que o quadro da vítima estava em processo de evolução para uma parada cardiorrespiratória.
Ao todo, foram necessários cerca de dez minutos realizando ciclos de 30 massagens cardíacas, por duas ventilações respiratórias, para que o idoso começasse a melhorar o quadro de saúde – reapresentando questões respiratórias e também melhora na pulsação, mas com quedas repentinas.
Durante esse intervalo de tempo, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou no local e ajudou no revezamento das massagens. Um médico constatou a necessidade de utilizar o desfibrilador na realização de choques, além de acesso intravenoso.
Após esses procedimentos, o paciente voltou a melhorar e foi levado ao Hospital Ibiapaba, ficando internado no setor de tratamento para pacientes cardíacos.
“Em casos desta natureza, o fator ‘tempo e socorro eficiente’ é o diferencial para a sobrevida do paciente”, pontuou o tenente Resende, que atendeu o caso junto com outros dois bombeiros.