Redação
Notícias Gerais
Responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou o edital e o calendário da prova. Neste ano, o ENEM conta com uma novidade: a aplicação na modalidade impressa e também no digital.
A edição de 2020 ocorrerá em outubro e dezembro: para quem optar por fazer a prova digital, nos dias 8 e 11 de outubro; e para quem preferir a prova na versão tradicional, nos dias 1 e 8 de novembro. Cada uma das modalidades conta com um edital específico e o candidato precisa escolher uma das maneiras para fazer o Exame.
Independente da versão, o ENEM de 2020 segue constituído por quatro provas objetivas, com 45 questões de cada, além de uma redação. Não é possível trocar de modalidade depois de selecionar uma das provas.
Calendário de datas
A publicação dos editais, que ocorreu nesta terça (31), iniciou as etapas do ENEM 2020.
O período entre 6 e 17 de abril é reservado para quem precisa justificar a ausência na edição 2019 da prova e solicitar a isenção da taxa de inscrição. Já o início das inscrições começa no dia 11 de maio e termina do dia 22 do mesmo mês. A taxa de inscrição (R$85) deve ser paga até o dia 28 de maio.
O cartão de inscrição vai ficar disponível depois do dia 21 de setembro. Enquanto ao resultado da prova, em janeiro de 2021.
Prova digital é novidade
Conforme consta no edital do Enem digital, o participante que escolher essa modalidade deverá comparecer ao local determinado pelo Inep para realizar o Exame, não sendo “possível fazer a prova em um computador particular”.
Essa modalidade é exclusiva para estudantes que estejam terminando ou já terminaram o ensino médio em 2020.
Para mais informações
Para acessar os editais do Enem 2020 impresso e digital, clique nos seguintes links: