* Atualizada – 14/8 – 22h38: foi incluído posicionamento da Prefeitura de Nazareno e da Santa Casa


Redação
Notícias Gerais
Um jovem de 12 anos de idade morreu por causa da Covid-19, é o que aponta o boletim epidemiológico desta terça (25), emitido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em São João del-Rei.
Ainda de acordo com o informe, a vítima não tinha outras comorbidades e residia em Nazareno. A pessoa estava internada no setor pediátrico de Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. No entanto, o caso não é incluído nos registros são-joanenses, mas sim, no município de origem.
A Santa Casa emitiu uma nota na noite desta terça. No texto, indica que “a criança estava internada em nossa instituição apresentando quadro infeccioso grave e testou positivo para coronavírus”.
Já em pronunciamento divulgado pela administração municipal da cidade de origem, Nazareno, é pontuado que “durante sua internação em São João del-Rei para tratamento de outras enfermidades, considerando a pandemia de coronavírus, foi realizado teste sorológico IGG-IGM que apresentou resultado positivo, contudo, ainda aguardamos resultado de teste de swab”. é indicado ainda que “os 13 familiares que tiveram contato com a criança foram testados hoje (terça, 25) e apresentaram resultados negativos”.
Outros dois óbitos que estavam aguardando resultados de testes para conferir a infecção pelo novo coronavírus testaram negativo para a doença. Uma morte segue aguardando resultado de exame.
Ocupação de leitos
No mesmo documento, o Comitê aponta que há 13 pessoas internadas em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da rede de saúde são-joanense. Entre esses, sete estão diagnosticados com a Covid-19 e quatro estão utilizando aparelhos de ventilação mecânica.
Novo teste
No início de setembro, após o resultado de um segundo teste ser concluído, representantes da família do jovem vieram a público indicando que o novo exame teria testado negativo. No dia seguinte, a Prefeitura de Nazareno publicou uma nota no qual afirma que “utiliza somente os dados de documentos oficiais” e destaca que “a certidão de óbito somente poderá ser alterada por ordem judicial”.


Até o último domingo (13), a administração municipal de Nazareno contabiliza o óbito no boletim diário.

