Início Gerais Cotidiano LOBO GUARÁ DA SERRA DE SÃO JOSÉ MORRE ATROPELADO

LOBO GUARÁ DA SERRA DE SÃO JOSÉ MORRE ATROPELADO

imagem: arquivo pessoal

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Um lobo guará morador da Serra de São José foi encontrado morto nesta quinta-feira (2) próximo ao Balneário das Águas Santas, entre São João del-Rei e Tiradentes. O animal foi atropelado e não resistiu.

Segundo Thiago Ferreira, fundador do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS) da Universidade Federal de São João del-Rei, acredita-se que o lobo guará tenha se deslocado para aquela região devido a um incêndio ocorrido na Serra no dia 28 de junho, que pode ter afugentado o animal.

Perda

O lobo guará é um canídeo endêmico da América do Sul e está ameaçado de extinção. “É um animal símbolo do cerrado, que é justamente a vegetação da Serra de São José”, explica Thiago Ferreira.

Segundo ele, não se sabe ao certo quantos outros exemplares da espécie existem na Serra. As experiências do GEAS indicam que havia pelo menos dois. “Eu estava acampando por lá e de madrugada um foi cheirar a minha barraca, eu saí e consegui ver e ele se afugentou e começou a vocalizar e, como resposta, um outro indivíduo de lobo guará vocalizava do outro lado da Serra”, conta.

Porém, com a morte de um exemplar da espécie, não se sabe quantos ainda restam e se existem o suficiente para que consigam reproduzir e manter a espécie na localidade.

A morte deste lobo guará, porém, é uma perda enorme para a espécie e para a própria biodiversidade da Serra de São José, considera Thiago Ferreira. “É animal de habito onívoro que serve tanto para controle de outros animais como para dispersão de sementes de alguns frutos”, cita.

A carcaça do animal foi recolhida e encaminhada para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os profissionais providenciarão a taxidermia e o lobo será usado em trabalhos de educação ambiental da Polícia Florestal e do ICMBio.

Atropelamentos

imagem: arquivo pessoal

O membro do GEAS conta que atropelamentos de animais selvagens têm sido uma ocorrência muito comum. Na maior parte dos casos, os mais comuns são répteis e pequenos mamíferos como gambás e jaratatacas.

Atropelamentos de grandes mamíferos como o lobo guará não acontecem com tanta frequência. Todavia, no dia 25 de junho, uma jaguatirica também foi encontrada morta na beira da estrada em Entre Rios de Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui