Início Gerais Política MOVIMENTOS SOCIAIS, COLETIVOS FEMINISTAS E SINDICATOS DE SJDR LANÇAM CARTA ABERTA EM...

MOVIMENTOS SOCIAIS, COLETIVOS FEMINISTAS E SINDICATOS DE SJDR LANÇAM CARTA ABERTA EM APOIO À VEREADORA LÍVIA GUIMARÃES

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Movimentos sociais, coletivos feministas e sindicatos de São João del-Rei manifestaram apoio à vereadora Lívia Guimarães (PT), vítima de um ataque machista, em Carta Aberta lida na sessão desta terça (30) da Câmara de Vereadores do município. 

Na carta, os movimentos expressam solidariedade a vereadora e repudiam o comentário feito pelo vereador Stefanio Pires (PSL), na reunião do último dia 23. Na ocasião, Pires orientou a vereadora Lívia a ir “cuidar do seu bebezinho”, após ela fazer críticas à administração municipal. 

“Entendemos que a maternidade é o ato de amor e coragem que nos coloca no mundo e qualificá-la como única função feminina equivale a arrancar das mulheres suas potências como sujeitos que se manifestam, criam e participam de todas as esferas da vida, incluindo a política. A ação política tem o compromisso com a vida, sua qualidade, seguridade, defesa e proteção”, diz a carta.

No documento, os movimentos afirmam que a vereadora, única representante mulher na Câmara, deve ser tratada com respeito independente de qualquer divergência política. “Tratar com desprezo e desdém as atribuições de uma parlamentar que também é mãe é desconsiderar as mulheres em suas múltiplas ações e lutas por mais conquistas para toda a sociedade, reduzindo-as a espaços cada vez menores de existência e atuação”, sinalizam.

Por fim, as entidades solicitam que o vereador se desculpe com a colega e com todas as mulheres que ela representa. “Pois só se existe no mundo pela coragem e pelo coração de uma mãe e pela força e determinação de uma mulher”, finaliza a carta.

O vereador Stefanio Pires (PSL) não se pronunciou sobre o caso.

A vereadora Lívia Guimarães disse, por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, que recebeu o comentário do colega com indignação. “Além de ter sido uma fala extremamente covarde, pois eu não estava na reunião da Câmara para me defender, essa fala machista do vereador ataca, não apenas a mim mas, todas as mulheres as quais eu represento”, disse a vereadora. 

Imagem: divulgação

Decoro parlamentar

A assessoria de comunicação da Câmara Municipal de São João del-Rei esclareceu ao Notícias Gerais que, como o comentário do vereador foi feito após o encerramento oficial da reunião da casa legislativa, o caso não se enquadra como quebra de decoro.

Machismo na política

Na terça (7), às 19h30, o Notícias Gerais vai promover uma live sobre o tema “Machismo e Política nas Vertentes”. O debate vai contar com a participação da vereadora de São João del-Rei, Lívia Guimarães (PT); da prefeita municipal de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos (sem partido) e da vereadora de Barbacena, Vânia Castro (MDB).

Carta aberta em apoio à vereadora Lívia Guimarães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui