Início Gerais Cotidiano PREFEITURA PROPÕE INSTALAÇÃO DE BARREIRAS SANITÁRIAS EM SÃO JOÃO DEL-REI

PREFEITURA PROPÕE INSTALAÇÃO DE BARREIRAS SANITÁRIAS EM SÃO JOÃO DEL-REI

Foto: João Pedro Justino

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na reunião extraordinária da Câmara Municipal de São João del-Rei, realizada na terça (30/6), foi apresentado o Projeto 7505 que “dispõe sobre a criação de barreira sanitária no município de São João del-Rei em virtude da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19) e dá outras providências”.

A votação da proposta foi adiada e não há previsão de retorno à casa legislativa.

Idealizado pelo executivo municipal, o projeto propõe que sejam implantadas barreiras sanitárias permanentes nas entradas de acesso a São João del-Rei enquanto durar a situação de calamidade pública na cidade, decretada em virtude da pandemia da Covid-19.

As barreiras sanitárias funcionariam classificando as pessoas que entram na cidade como moradores, trabalhadores, turistas ou viajantes, orientando sobre os protocolos a serem seguidos e verificando casos de pessoas suspeitas ou infectadas pelo novo coronavírus.

“A barreira sanitária deverá ser implantada mediante ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Governo e Gabinete (Guarda Municipal e Diretoria de Trânsito)”, explica o texto. 

Justificativa

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), na justificativa do projeto, destaca que a cidade possui um alto potencial turístico e está inserida na onda verde do programa “Minas Consciente”, aonde são permitidas as atividades comerciais consideradas essenciais – entre elas, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Assim, é necessário que o município adote meditas que resguarde tanto os visitantes quanto a população local.

“Por esta razão, para uma retomada das atividades e a possibilidade da vinda de pessoas de outros municípios, faz-se necessário a criação de barreiras sanitárias que terão o objetivo além da orientação e informação para turistas e munícipes sobre os protocolos que deverão ser seguidos no município […] antes da entrada no município e a fim de frear a crescente cura de contaminação”, cita o documento.

Outros municípios mineiros, como Barroso e Viçosa, já instalaram medidas semelhantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui