Carol Rodrigues
Notícias Gerais
O número de casos suspeitos de coronavírus subiu para 39 em Barbacena, de acordo com boletim eletrônico disponibilizado pela Prefeitura. Porém, a cidade não tem estrutura suficiente para atender casos graves se o número continuar subindo.
De acordo com o médico Felipe Hermont, que esteve em reunião com o infectologista Herbert José Fernandes – responsável por coordenar medidas referentes ao enfrentamento ao coronavírus na cidade -, o Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena será a referência e contará com uma melhor estrutura e respiradores.
Porém, caso a quantidade de pacientes graves aumente subam muito, será difícil atender a todos. “A gente sabe que 5% dos casos precisam de cuidados mais intensivos. Se pegar esse número em leitos (de CTI), não tem o suficiente com respiradores para toda a população”, afirma Felipe Hermont.
Projeções preocupantes
Por enquanto não há transmissão comunitária na cidade. Isso acontece quando as equipes médicas não conseguem mapear a cadeia de infecção e, dessa forma, não há como saber quem transmitiu a quem. Porém, a projeção é de que aconteça em até 20 dias.
A recomendação é que a população só procure o hospital em casos graves, para evitar superlotação do sistema e aglomeração. Pessoas com plano de saúde devem se encaminhar ao Hospital Ibiapaba, onde serão mantidas em isolamentos. Os internamentos devem acontecer na Policlínica.
Além disso, outras orientações são de que as pessoas fiquem em quarentena para evitar que os casos aumentem e saiam do controle. Higienização das mãos com água e sabão e, caso não tenha sabonete, usar álcool em gel e manter distância de cerca de 1,5 metros de outras pessoas.