Início Gerais Cotidiano PROJETO OFERECE PLANTÃO PSICOLÓGICO GRATUITO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

PROJETO OFERECE PLANTÃO PSICOLÓGICO GRATUITO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Imagem: Shutterstock – Reprodução / Blog da Saúde

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A partir de segunda-feira (4), um grupo de psicólogos voluntários vai realizar atendimento psicológico gratuito para profissionais de saúde por meio de plantões on-line. A medida faz parte das ações emergenciais desenvolvidas pelo Observatório da Saúde Coletiva (Obesc), de São João del-Rei, no enfrentamento a pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos.

Os plantões de atendimento ocorrerão de segunda a sexta-feira, em diversos horários. Os profissionais que realizarão o atendimento são voluntários e seguem as orientações tanto do Conselho Federal de Psicologia (CFP), quanto do Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Imagem: Reprodução / Obesc

“Os profissionais de saúde que se interessarem pelo atendimento do plantão podem entrar em contato para agendamento diretamente com os plantonistas, de acordo com o horário e dia de sua preferência”, explica Núbia Rodrigues, estudante de Psicologia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e bolsista do projeto.

A preocupação com o adoecimento mental atinge toda a população nesse contexto de distanciamento social. Os profissionais da saúde, no entanto, lidam com questões muito específicas. “Considerando que o público-alvo é formado apenas por profissionais de saúde, esperamos que as queixas mais comuns estejam relacionados às angústias e sofrimento associado ao trabalho no período da pandemia, como medo e ansiedade, medo da morte, problemas no serviço de saúde onde atua, falta de equipamentos, entre outros”, aponta Rodrigues.

O plantão psicológico on-line será realizado enquanto durar a pandemia da Covid-19.

Mesmo que o foco do Observatório sejam as ações imediatas, nesse momento, os participantes esperam contribuir para processos de transformação na compreensão de saúde coletiva e de justiça social na cidade. “Para nós, a articulação e o trabalho conjunto, realizado de forma plural, se vinculando a longos processos de acolhimento e capacitação, têm o potencial de transformar todos os envolvidos no projeto, seja nossa equipe, sejam aqueles que são o alvo de nossas ações. Esperamos que, desse modo, estejamos contribuindo para melhorar a qualidade da saúde em nossa cidade, em seus mais diversos vieses”, defende a estudante.

Observatório da Saúde Coletiva

O Observatório da Saúde Coletiva (Obesc) é um projeto de extensão da UFSJ que tem como objetivo contribuir no enfrentamento à Covid-19 em São João del-Rei e região a partir de uma proposta que envolve professores, técnicos e estudantes de vários cursos da universidade, profissionais de saúde e outros atores sociais.

Serviço

Os horários de atendimento do plantão psicológico são: 

Segunda-feira: 

14h às 20h com Mariana Fonseca.
Contato: (32) 9 8885-5688.

17h às 21h com Thamires Silveira.
Contato: (37) 9 9136-3934

Terça-feira:

14h às 18h com Marcela Faria.
Contato: (31) 9 9292-6919.

Quarta-feira:

10h às 12h com Mônia Silva.
Contato: (32) 9 8405-6559.

Quinta-feira:

08h às 12h com Carolina Assis.
Contato: (32) 9 9813-8996.

18h às 22h com Mônica Beato.
Contato: (32) 9 9907-6784.

Sexta-feira:

8h às 12h com Graziela Carmo.
Contato: (32) 9 8850-8162.

16h às 18h com João Lara.
Contato: (32) 9 8882-4624.

17 às 21h com Jéssica Couto.
Contato: (32) 9 9913-5900.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui