Alexandre Frigo *
Creio que todo mundo que gosta de cozinha tem o seu caderno de receitas ou as coleciona. Eu comecei colecionando receitas. Eu as procurava nas revistas ou nos jornais. As que me agradavam eu recortava e guardava em uma caixa.
Um belo dia resolvi fazer uma seleção pois havia receita demais e acabei descobrindo que tinha receitas repetidas, receitas que só se mudava o nome, mas a forma de preparo era a mesma e receitas que eu jamais iria fazer. Era hora de dar um basta!
Separei o que me interessava e o restante eu joguei fora. Confesso que com um pouco de temor. Afinal, a gente acaba se apegando as esses papeizinhos. O fato é que acabei fazendo o meu caderno de receitas o qual consulto até hoje.
Tenho vários recortes de receitas retiradas de jornal. Na época, eu sempre lia a coluna de gastronomia do José Hugo Celidonio. Ele escrevia para o jornal O Globo aos domingos. Sempre procurava esta coluna para ver o que havia de interessante para que eu pudesse recortar.
Ficava super empolgado pois era certo achar ao menos uma receita. Foi aí que comecei a ter contato com receitas mais elaboradas que usavam ingredientes que até então estavam fora daquilo que conhecia. Coisas como alho poró, carpaccio, risoto, etc.
O detalhe é que, na época, não existia internet para que se pudesse fazer uma consulta rápida sobre o que significava determinado termo ou ingrediente. Normalmente eu consultava um dicionário para tentar descobrir o que era.
Hoje eu escolhi uma das receitas da coluna de José Hugo Celidonio para trazer para vocês. Receita esta que já foi testada e aprovada. Bem prática de fazer. Um “penne à siciliana”.
Ingredientes
Vamos precisar de:
500g de penne,
6 abobrinhas pequenas e novas,
azeite,
½ xícara de chá de folhas de manjericão,
5 dentes de alho descascados,
100g de creme de leite,
parmesão ralado,
sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de fazer
Começando pelo molho, corte as abobrinhas em rodelas. Frite no azeite até ficarem bem coradas, mas sem escurecer muito. Escorra e coloque em uma panela. Junte o manjericão e os dentes de alho levemente amassados. Deixe descansando. Junte o creme de leite e o queijo parmesão. Corrija o sal e pimenta. Esquente e tire dos dentes de alho.
Cozinhe a massa em bastante água com sal e retire al dente. Escorra e misture com o molho. Acrescente algumas folhas de manjericão fresco e sirva imediatamente.