

Alexandre Frigo *
Ainda me lembro da primeira vez que comi esse prato! Fiquei alucinado com o sabor que aquela combinação de ingredientes produziu. Agora o que mais me espantou foi o preparo da batata palha. Era uma coisa que não acabava nunca mais de fritar. E passa batata pelo ralo e põe na água para não escurecer. Seca no pano de prato para depois fritar. Aí chegava um desavisado e pegava o pano de prato. Imaginaram a cena? Isso mesmo! Voava batata ralada para todo lado. E o interessante é que o serviço não rende. Você morre de ralar e fritar batata e olha na vasilha ela está, bem fundo olhando para você. Mas é no fundo mesmo. Enfim! Precisamos dela para o salpicão.
Hoje em dia a vida ficou muito mais fácil. É só abrir um pacote e misturar. No meu entender, perdeu-se um pouco da magia, daquela reunião na cozinha; do famoso: “sai daí menino tentado que você se queima!”; ou então do “para de comer porque assim não rende!”. Era uma das melhores partes. A outra sem dúvida era comer.
Uma vez eu pesquisei sobre o salpicão. Fui perguntando para as pessoas que gostam de salpicão como era a receita deles e que não podia faltar neste prato. Encontrei gente que não gosta de salpicão inclusive. Pasmem! Enfim, gosto é gosto e temos que respeitar. As respostas eram as mais variadas possíveis. Nunca achei uma receita igual a outra. Tem com palmito, tem com milho verde e ervilha, tem com maçã e sem maçã, com passas e sem passas e com champignon. Tem gente que mistura frango e lombo. Tem o vegetariano e o vegano. Só faltou achar salpicão sem salpicão.
Tinha salpicão requintado de camarão ou de bacalhau. Mas o certo é que o frango, a batata palha e a maionese estava presente na quase totalidade das receitas das pessoas com quem conversei.
Ao longo do tempo, eu fiz várias receitas de salpicão, mas vou deixar aqui a que mais gosto de fazer.
Vamos precisar de:
- 1 kg de peito de frango cozido e desfiado. Eu tempero o peito de frango de véspera e depois refogo muito bem com alho picado e cebola para ficar no ponto;
- ½ kg de cenoura ralada no ralo grosso;
- Salsa e cebolinha picada (a gosto);
- 2 latas de creme de leite (tem que ser lata pois coloco na geladeira para separar o soro e ele firmar bem);
- 1 xícara de chá de milho verde;
- 1 xícara de chá de passas brancas;
- 100g de muçarela picada em cubos pequenos;
- 100g de presunto picado em cubos pequenos;
- 2 maçãs verdes picadas em cubos pequenos;
- 1 cacho pequeno de uva Itália picada ao meio e por fim a batata palha.
Para o preparo é o seguinte:
Misture tudo e vá dando ponto com o creme de leite. Acerte o sal e a pimenta do reino. Leve a geladeira para ficar bem gelado. Na hora de servir, misture a batata palha, mas não tudo. Reserve um pouco para decorar. A quantidade de batata palha é a gosto.
Bom apetite!
* É chef de cozinha.