Início Gerais Cotidiano REUNIÃO ENTRE PREFEITO E FUNCIONÁRIOS DA VIAÇÃO PRESIDENTE TERMINA EM GRITARIA

REUNIÃO ENTRE PREFEITO E FUNCIONÁRIOS DA VIAÇÃO PRESIDENTE TERMINA EM GRITARIA

Foto: Marcius Vinicius Barcelos / cedida ao NG

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na manhã desta segunda (10), o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), recebeu – em sua residência em Tiradentes – uma comissão escolhida pelos trabalhadores da Viação Presidente para discutir a situação da empresa na cidade. Desde a manhã de sexta (7), os funcionários suspenderam as atividades reivindicando os salários que estão atrasados.

O Notícias Gerais teve acesso a uma gravação em áudio feita durante a reunião. Nela, é possível ouvir Nivaldo reafirmando que uma licitação para determinar a nova empresa responsável pelo transporte coletivo será realizada em junho. “Que vai trocar a empresa vai, isso já é fato, dentro de 90 dias tem outra empresa dentro de São João del-Rei, isso é fato. Agora o meu problema, que eu estou sem dormir e tudo, é como que nós vamos fazer o pessoal receber”, disse Nivaldo.

No encontro, a comissão – formada por trabalhadores da empresa e representantes de outros sindicatos – apresentou três propostas para resolver a situação: a primeira seria de que o prefeito municipal de São João del-Rei, junto à Prefeitura e à Câmara, assumisse a dívida com os trabalhadores; a segunda seria a municipalização do transporte coletivo na cidade e a terceira é que o Executivo local resolva e encerre, de imediato, a atuação da Viação Presidente na cidade.

O prefeito afirmou que a lei não permite que a administração municipal assuma a dívida, defendeu que a municipalização do transporte não passa de “demagogia” e indicou que a situação da concessionária será resolvida, em junho, com a nova licitação.

Ânimos exaltados

Em vários momentos da reunião os ânimos ficaram exaltados: houve discussão a respeito da empresa ter lucro ou não com o serviço prestado no município, sobre possível declaração de falência da empresa e o prefeito foi acusado de rebater as propostas dos trabalhadores sem sequer ouví-las.

No entanto, nada tão grave quanto o que foi registrado ao final do encontro. Na ocasião, membros da comissão de trabalhadores afirmaram que a situação da empresa em São João del-Rei é precária há anos. A partir daí, o prefeito se exaltou e disse que estava tentando ajudar, mas que daquela forma os trabalhadores não iam conseguir resolver nada.

Nesse momento do áudio, não é possível identificar claramente o conteúdo das falas devido a gritaria e a sobreposição de vozes. No entanto, a equipe do NG conversou com fontes, que estavam presentes na reunião, que afirmam que o prefeito teria sido grosseiro e proferido – inclusive – palavras de baixo calão.

Paralisação segue

Sem nenhum acordo firmado, as atividades da Viação Presidente seguem paralisadas em São João del-Rei por tempo indeterminado. O dono da empresa, contactado pelo prefeito Nivaldo, se comprometeu a comparecer a uma reunião na garagem da empresa na manhã desta terça (8).

Foto: Marcius Vinicius Barcelos / cedida ao NG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui