

Kamila Amaral
Notícias Gerais
O Governo de Minas Gerais incluiu professores e demais profissionais da educação nos grupos prioritários de vacinação contra à Covid-19. Segundo o Executivo mineiro, as cidades que já concluíram a vacinação de pessoas com comorbidades podem iniciar a aplicação do imunizante nesses profissionais.
Em São João del-Rei estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades na faixa etária entre 30 e 59 anos. No entanto, está suspenso o cadastro on-line de pessoas para a vacinação. A Secretaria de Saúde de São João del-Rei informa que “a vacinação continua nas unidades de saúde para os grupos prioritários mediante agendamento ,que será feito de acordo com a disponibilidade de doses”.
Em reunião da Câmara de São João del-Rei, realizada na tarde desta terça (1), o vereador Sargento Machado (PRTB), atual presidente da Comissão de Saúde, revelou que apresentou um projeto solicitando a vacinação dos profissionais da educação.
Barbacena
Contactada pela reportagem, a Prefeitura de Barbacena indica que já está aberto o cadastramento de profissionais da educação para a vacinação na cidade. No entanto, ainda não há uma data marcada para o início dessa fase da imunização.
“Conforme orientação do Ministério, daremos início a vacinação desse profissional, após a conclusão dos grupos com comorbidade, deficiência permanente, população de rua, funcionário do sistema de privação de liberdade e os privados de liberdade”, explica a chefe de Vigilância em Saúde, Andressa Guedes Duque.
Em Barbacena, a vacinação dos trabalhadores da educação ocorrerá de forma escalonada, seguindo a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na sequência, serão vacinados os trabalhadores da educação do ensino superior, sempre priorizando os trabalhadores envolvidos na educação dos indivíduos mais jovens.
Barroso
Em comunicado enviado à imprensa nesta sexta (4), a Prefeitura de Barroso indica que todos os grupos prioritários com comorbidades já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. Portanto, “a cidade chega agora aos profissionais de educação”.
A vacinação começará pelos funcionários ativos de creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante, EJA (Educação para Jovens e Adultos) e ensino superior.
Neste sábado (5), entre 9h e 13h, todos os trabalhadores ativos da educação devem se dirigir ao Ceclans, entre 9h e 13h. O imunizante está disponível seguindo a estratégia drive-thru.
É preciso levar documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino, além de cartão de vacina, cartão do SUS, CPF, comprovante de residência e caneta.
Santa Cruz de Minas
Após interromper a vacinação contra a Covid-19, no dia 27/5, Santa Cruz de Minas retomou nesta última semana a imunização da população. Na quarta (2) foram vacinadas pessoas com comorbidades entre 40 e 49 anos.
Seguindo o que foi estabelecido pelo Estado, o município precisará concluir a vacinação dos grupos prioritários já elencados, antes de iniciar a vacinação dos profissionais da educação. A vacinação dos trabalhadores da educação também depende do recebimento de novas doses do imunizante pelo município.