Início Gerais Minas SALDO DE FORMALIZAÇÕES DO MEI EM SETEMBRO É RECORDE EM MG

SALDO DE FORMALIZAÇÕES DO MEI EM SETEMBRO É RECORDE EM MG

O setor de vestuário e acessórios está entre as atividades com maior número de formalizados. Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação Sebrae

Minas Gerais já reúne 1.232.139 microempreendedores individuais (MEI), cerca de 11% do total de formalizados em todo o país. Entre janeiro e setembro de 2020 foram registrados 158.973 MEI no estado, um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O MEI já representa 61% dos pequenos negócios em Minas Gerais e tem sido uma alternativa para quem perdeu o emprego ou precisou adequar o porte do negócio por conta dos impactos da pandemia”, explica Afonso Maria Rocha, superintendente do Sebrae Minas.

Em setembro, foram 21.671 novos registros de MEI em Minas Gerais, 38% a mais que no mesmo mês do ano passado. “É um saldo recorde de formalizações este ano”, completa Rocha.

Entre as atividades com o maior número de formalizados em setembro está a de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com um saldo total de 88.287 registros, cerca de 14% a mais que em setembro de 2019. Entre janeiro e setembro, houve 8.369 formalizações nessa atividade, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

“Por conta do fechamento das lojas físicas, vários empreendedores optaram pelo reenquadramento como MEI, para reduzir despesas com o pagamento de aluguel do ponto comercial e com tributos, já que o faturamento também despencou no período”, avalia Rocha.

Outra atividade que se encaixa nessa situação é a de bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem e com entretenimento. A atividade totalizou 29.610 registros em setembro, um aumento de 10% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Esse crescimento pode ser explicado pela migração de empresas de micro e pequeno porte (MPE) para MEI, já que houve restrições para o funcionamento desse tipo de estabelecimento, que não se enquadra entre as atividades essenciais”, completa o superintendente.

MEI – Zona da Mata e Vertentes

Barbacena6.559
Cataguases4.085
Juiz de Fora38.060
Leopoldina3.129
Manhuaçu4.812
Muriaé6.781
Ponte Nova4.545
São João del-Rei5.470
Ubá5.302
Viçosa5.242

Marketing para o MEI

Segundo pesquisa do Sebrae, entre os 10% dos pequenos negócios de Minas Gerais que conseguiram aumentar as vendas em agosto, 33% atribuíram os bons resultados às estratégias de vendas on-line. Outros 34% dos empreendedores ouvidos na pesquisa ainda não vendem pela internet ou não sabem como aplicar o marketing digital aos negócios.

Para apoiar os microempreendedores individuais (MEI) sobre como melhorar as estratégias de marketing e vender mais, o Sebrae Minas realiza, entre os dias 12 e 23/10, a 3ª temporada do Sebrae Responde, com o tema: Mercado e VendasA programação é 100% on-line e gratuita.

Informações e inscrição: www.sebrae.com.br/minasgerais e 0800 570 0800.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
    site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
    mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui