Início Gerais Cotidiano “SANTA CASA DE SJDR FUNCIONA EM CAPACIDADE MÁXIMA DE OCUPAÇÃO”, INFORMAM MÉDICOS

“SANTA CASA DE SJDR FUNCIONA EM CAPACIDADE MÁXIMA DE OCUPAÇÃO”, INFORMAM MÉDICOS

Comunicado audiovisual conta com a participação de diferentes profissionais da Santa Casa. (Imagem: reprodução / rede social)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Há cerca de dez dias, a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei vem trabalhando em sua capacidade máxima no que diz respeito à ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 e suspeita. A informação divulgada pelo provedor da Santa Casa, Carlos Antônio Neves Teixeira, em comunicado audiovisual publicado neste domingo (13).

Outros médicos da instituição também participaram do informativo. O coordenador da área Covid-19 da Santa Casa de Misericórdia, Sérgio Veloso, destacou que desde abril, quando os leitos de UTI para Covid-19 passaram a funcionar, a instituição sempre conseguiu atender aos pedidos de vagas. No momento, no entanto, isso não é mais possível. 

“Uma característica da nossa unidade foi sempre atender todos os pedidos que chegavam aqui. Infelizmente, nos últimos dias nós não temos conseguido atender uma ideia, que era dar acolhimento a toda população”, afirma Veloso. 

O médico ressaltou que os pacientes estão chegando à Santa Casa em casos cada vez mais graves, demandando cada vez mais tempo nos leitos de UTI. Veloso confirmou que novos leitos serão habilitados na instituição, conforme publicado pelo Notícias Gerais. Mas ele fez a ressalva de que os recursos sempre serão finitos e que o combate ao vírus também depende da conscientização da população. 

Janaina Teixeira, médica infectologista da Santa Casa, destinou sua fala para a atuação dos profissionais de saúde no enfrentamento à Covid-19 e pediu à população mais atenção às medidas de segurança como o uso constante de máscara e a necessidade do distanciamento social. 

Finalizando o pronunciamento, o diretor técnico da Santa Casa, Allysson Dangelo de Carvalho, sinalizou que esse é o pior momento da pandemia em São João del-Rei. Além da falta de leitos, o médico apontou a dificuldade da instituição de incorporar profissionais capacitados para lidar com os pacientes internados.

“Temos tido muita dificuldade de encontrar médicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem. Não é fácil abrir um leito, não é simplesmente colocar um equipamento, a gente tem que colocar qualidade no atendimento da população”, finaliza. 

Neste domingo (13), nas diferentes unidades de saúde de São João del-Rei, 33 pacientes estavam internados em leitos exclusivos para casos de Covid-19 e suspeita.

Na Santa Casa de Misericórdia, segundo o boletim epidemiológico de domingo, 24 pacientes ocupam leitos de UTI, cinco deles fazendo uso de ventilação mecânica, o famoso respirador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui