Redação
Notícias Gerais
Seguindo a definição semanal do Comitê Extraordinário da Covid-19, 13 das 14 macrorregiões de Minas Gerais estarão na onda vermelha a partir do próximo sábado (24): entre essas, está a macro Centro-Sul de Saúde, constituída por São João del-Rei, Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete – que deixarão a onda roxa, considerada a etapa mais restritiva e impositiva do programa “Minas Consciente”.
Assim, todas as atividades comerciais poderão abrir as portas dos seus respectivos estabelecimentos, conforme previsto na versão 3.0 do programa; entretanto, com mais restrições e com limitação de até 30 pessoas em eventos e distanciamento de, pelo menos, três metros entre elas. Fica indicado ainda o limite de 50% de ocupação em hotéis e atrativos culturais e naturais.
Na noite desta quarta (21), o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), publicou um vídeo nas redes sociais comentando a expectativa de mudança de onda e sinalizando a intenção de permitir a reabertura, assim que possível das portas do comércio. “Claro que eu vou (deixar) abrir. O comércio não aguenta mais, as pessoas estão desempregadas, […] (a economia) precisa girar. As pessoas que têm que usar máscara e conscientizar que a Covid-19 está aí”, comentou.
Já o prefeito de Barbacena, Carlos Du (MDB), já havia tentado avançar à onda vermelha, mesmo com a deliberação contrária do Comitê Extraordinário Covid-19. Após receber uma recomendação da promotoria do Ministério Público, ele comunicou que a cidade ia continuar na onda roxa, mas fez uma movimentação para pedir a reabertura do comércio: nesta semana, o chefe do Executivo barbacenense pediu, junto com outros prefeitos, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que intercedesse pela flexibilização das regras.
Desde meados de março, a macrorregião Centro-Sul de Saúde permanecia na onda roxa.
Relembre
Conforme publicado pelo Notícias Gerais, o boletim semanal do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPE UFSJ) sinaliza que São João del-Rei apresenta uma taxa de estabilidade da média móvel de casos confirmados de Covid-19, que permanece em alta.
Já Barbacena, que registrava aceleração da taxa de contágio nas últimas semanas, de acordo com a análise do NEPE, também está com estabilidade dos diagnosticados com a doença.