Início Gerais Política SÃO JOÃO DEL-REI: JANAINE QUER MUNICIPALIZAR TRANSPORTE PÚBLICO

SÃO JOÃO DEL-REI: JANAINE QUER MUNICIPALIZAR TRANSPORTE PÚBLICO

Foto: Redes sociais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

O Notícias Gerais iniciou a rodada de entrevistas com os nomes que concorrem pela Prefeitura de São João del-Rei. Desta vez, Janaine Ferreira, do PSTU, fala ao NG alguns dos seus planos de governos. 

A candidata, que conta com Cláudio Guimarães (PSTU) como vice, diz que pretende municipalizar a empresa de ônibus que atende a cidade e propõe implementar uma tarifa de água progressiva no município. Além disso, ela cita o investimento em obras públicas como uma forma de gerar empregos.

A expansão urbana, o saneamento básico e a Covid-19 também foram temas abordados durante a entrevista.

Confira a entrevista completa:

Notícias Gerais (NG) – Quais são os planos do candidato para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos?

Candidatura Janaine Ferreira e Cláudio Guimarães: As escolhas dos governos estão levando ao adoecimento, morte e desemprego. As medidas adotadas pioram a vida da população, em especial a trabalhadora e os mais pobres. Bolsonaro, Zema e Nivaldo agem a favor do vírus e contra o povo. 

Nivaldo escolheu manter funcionando as grandes indústrias, serviço não essencial. Não realizou testagem em massa. As UTIs e leitos não são suficientes para atender a todos. As poucas unidades estão em instituições privadas.

Por outro lado, não há política social efetiva para preservar os empregos e garantir assistência mínima aos desempregados, trabalhadores informais, autônomos e pequenos empresários. Vamos aplicar a isenção das taxas de água, luz e subsídios para compra de gás e fornecimento de remédios gratuitos. Não vamos permitir as demissões nas grandes empresas e subsidiar os pequenos empresários. 

A única maneira de enfrentar a pandemia é acabar com os lucros de instituições e empresários da saúde e das grandes indústrias. Vamos aplicar um programa socialista, controlado pelos trabalhadores e o povo pobre que defenda a vida e não o lucro. 

Vamos construir o Hospital Público Municipal com atendimento gratuito para população. O Hospital e Santa Casa não podem atender só a quem tem condições para pagar, deve atender toda população. Vamos ampliar a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), contratar mais profissionais, investir no atendimento primário e nos Postos de Saúde. 

NG – O transporte público de São João del-Rei é constantemente alvo de críticas da população.  O que a chapa propõe para melhorar esse serviço no município?

Candidatura Janaine Ferreira e Cláudio Guimarães: Vamos ouvir de muitos candidatos que o transporte deve ser prioridade em nossa cidade. Concordamos. Porém, se não se enfrentar a Viação Presidente e qualquer empresa de ônibus que atue em nossa cidade, essa promessa se torna mentirosa. 

A empresa privada presta um péssimo serviço: poucas linhas e horários, ônibus lotados, passagens caras. Os funcionários fazem um belo trabalho e não são valorizados. A atual empresa continua com salário atrasados há meses. Os prefeitos anteriores e Câmara de Vereadores são responsáveis pela situação caótica do transporte coletivo. 

O PSTU vai municipalizar a empresa de ônibus de nossa cidade, garantido os atuais empregos e gerando mais oferta. Uma empresa pública sob o controle dos Conselhos Populares que não terá o objetivo de lucrar, mas prestar um serviço de qualidade a todos. 

O transporte público deve ser de qualidade e acessível de forma que incentive seu uso. Assim, teremos um trânsito melhor, com a diminuição de fluxo de veículos, bem como sistemas alternativos de locomoção, tais como as ciclovias. 

Vamos aplicar a valorização dos profissionais do sistema de transporte com escala de trabalho reduzida, salário justo e condições dignas de trabalho. Aplicar a redução da tarifa de ônibus a preço de custo e a Tarifa Zero para a classe trabalhadora desempregada, aposentados e estudantes. 

NG –Como o candidato encara a expansão urbana que o município de São João del-Rei vem vivenciando nos últimos anos? Há planos no programa de governo da chapa relacionados a essa área?

Candidatura Janaine Ferreira e Cláudio Guimarães: A cidade cresceu sem planejamento e um Plano Diretor aplicado com qualidade. Quem paga o preço é a população mais pobre. A cidade cresceu favorecendo os bairros centrais e deixando a periferia sem acesso. Os problemas estão desde habitações precárias, passando por falta de ônibus e acesso ao saneamento básico.

A situação dos moradores do Bairro Águas Gerais é um exemplo. Além da falta de saneamento básico, os moradores também são privados do acesso ao transporte público, pois na localidade não circulam ônibus.

Vamos realizar um grande plano de obras públicas que vai gerar emprego, garantir moradia às famílias que não tem acesso e saneamento básico. 

São João del-Rei é uma cidade muito rica, com grande diversidade econômica. É um polo educacional e industrial cuja riqueza é construída diariamente pelos(as) trabalhadores(as). Está entre as 10% das cidades brasileiras com maior valor de transação no comércio exterior, receita de 261 milhões e um superávit orçamentário de 11 milhões só em 2019. 

É, portanto, uma cidade que tem recursos e que não pode deixar de garantir para os bairros unidades de saúde, creches e rede de educação infantil, casas para todos e universalização do saneamento básico.

NG – A qualidade da água e o saneamento são outros dois grandes problemas do município. Quais são as propostas do candidato para lidar com esses assuntos?

Candidatura Janaine Ferreira e Cláudio Guimarães: O dia a dia, a luta da classe trabalhadora pela sobrevivência, não é fácil. Quando é privada do direito à água, recurso fundamental para a vida, se torna ainda mais difícil. A falta de acesso à água é um problema grave em São João del-Rei. Está claro que não é ausência de fonte de água, mas de má gestão e desigualdade do acesso.

Imagine uma trabalhadora/um trabalhador chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, com toda essa onda de calor, sem água para sequer tomar um banho?! Isso se torna ainda mais grave no período que estamos vivendo, uma vez que a higiene é fundamental na prevenção ao Coronavírus.

Isto acontece porque a água é tratada como mercadoria e o Damae como negócio mal gerido. Prefeitos estão há décadas o sucateando e o fazendo de cabide de emprego. Querem abrir caminho da privatização. Privatizar o Damae representaria contas caras e serviço ainda piores, já que a finalidade é o lucro! Vamos fortalecer e colocar o Damae sob controle e a serviço dos trabalhadores e profissionais concursados e valorizados.  As tarifas de água vão ter critérios sociais progressivos (quem tem mais, paga mais!).

É necessário implementação de aterro sanitário, estação de tratamento de esgoto e implementação da Coleta Seletiva na cidade. Isso não é gasto, é investimento em qualidade ambiental e social com retorno financeiro, pois gera emprego e renda para a cidade. 

NG – O que o candidato pretende fazer para assegurar que sua gestão seja transparente?

Candidatura Janaine Ferreira e Cláudio Guimarães: O PSTU acredita que o poder deve pertencer efetivamente aos(às) trabalhadores(as), ao povo pobre e mulheres, negros, LGBT’s que, somam a maioria entre os(as) trabalhadores(as).

Estes(as) devem decidir os rumos da política todos os dias, não só nas eleições, esse jogo de cartas marcadas, em que políticos depois fazem o que bem entendem por quatro anos e sem nenhum controle.

É preciso constituir e reconhecer oficialmente como instâncias de deliberação política, os Conselhos Populares eleitos nas comunidades, nos bairros, locais de trabalho e estudo que funcionem com base em critérios discutidos e regras comumente definidas, que possam debater e definir sobre tudo.

Vamos garantir aos Conselhos Populares mais poder do que à Câmara de Vereadores, que seus conselheiros sejam eleitos em assembleias populares nos bairros. Devem existir debates públicos com delegados eleitos nos bairros e regiões de toda cidade que definam o que fazer. Os conselhos populares devem controlar e decidir sobre 100% do orçamento do município e sobre todo funcionamento da cidade. Da mesma maneira, é o povo que deve decidir se a prefeitura deve seguir pagando aos banqueiros uma dívida que consome a maior parte do que se arrecada e que, quanto mais se paga, mais se deve, ou se deve pagar ao povo a enorme dívida nunca paga em saneamento básico, moradia, educação, saúde ou transporte.

NG – O que a população da cidade pode esperar do seu mandato, caso saia com a vitória nas urnas?

Candidatura Janaine Ferreira e Cláudio Guimarães: O PSTU apresenta um programa socialista para a classe trabalhadora e o povo. São João del-Rei está cansada do “mais do mesmo”. A cidade é governada pelos mesmos grupos políticos que se revezam no poder com objetivo de governar para os ricos. Esses grupos são representados por partidos tradicionais ou de “esquerda” conciliatória. Os governos anteriores privilegiavam grandes empresários e banqueiros. 

O povo quer mudança e vamos implementar um governo socialista dos trabalhadores formado por Conselhos Populares, terá que governar apoiado na mobilização e organização dos trabalhadores, da juventude, do povo pobre, para aplicar um plano econômico dos trabalhadores.

Não vamos governar “para todos”, para “ricos e pobres”. Pois nenhum governo “governa para todos”, sempre enganam os pobres e governam para os ricos. Por isso os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Um governo socialista dos trabalhadores vai contrariar o interesse dos ricos e dos exploradores para beneficiar os pobres, os explorados e os oprimidos.

Eu e o candidato a vereador Jordano Metalúrgico vamos atacar os privilégios de vereadores e prefeito. Esses devem ter um salário próximo da realidade da maioria da população, como um operário e uma professora. Sabemos que muitos deles são contra e por isso vamos nos apoiar na mobilização dos trabalhadores e nos Conselhos Populares. 

Eleições 2020 no NG

A equipe do Notícias Gerais vai cobrir a corrida eleitoral em diferentes cidades da região.

Nesta rodada de entrevistas, foram encaminhadas as mesmas perguntas, com o mesmo prazo para resposta, para todos os candidatos de uma prefeitura. A intenção é conhecer mais sobre quem pleiteia ocupar o Executivo dos respectivos municípios. Os candidatos não são obrigados a aceitar o convite da equipe de reportagem do portal, mas ficam cientes que será informado aos leitores se optarem por não responderem.

Acompanhe as matérias do portal no Facebook e Instagram! E caso queira receber nossas matérias por WhatsApp, basta enviar uma mensagem para (32) 9 8508-4646 e solicitar a inclusão na lista de transmissão do NG.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 está previsto para ocorrer no dia 15 de novembro.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui