Início Gerais Cotidiano SJDR: ABANDONO VACINAL É POUCO RECORRENTE, AFIRMA EPIDEMIOLOGIA

SJDR: ABANDONO VACINAL É POUCO RECORRENTE, AFIRMA EPIDEMIOLOGIA

Foto: Najla Passos

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Em São João del-Rei, o abandono vacinal contra a Covid-19 é pouco recorrente. De acordo com a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde, Michelle Caroline do Nascimento, a prefeitura está tendo um problema interno no sistema, o que dificulta a informação dos dados exatos de imediato, mas são poucos casos.

Nesses casos, ela relata que o procedimento da unidade de saúde na qual ela foi vacinada é fazer contato para lembrá-la de tomar a segunda dose. Quando a vacinação é realizada no drive-thru é divulgado o dia da segunda dose.

“Caso alguém que não pôde comparecer nos procure, encaminhamos para as unidades. Mas antes disso tudo, a secretaria faz ampla divulgação e marca repescagens”, declara à reportagem do Notícias Gerais.

Michelle também afirma que a segunda dose é garantida para quem já tomou a primeira dose, mas existe um prazo adequado para que ela seja imunizada. “Existe um prazo mínimo, mas não um máximo. Porém a eficácia é garantida se a vacina for administrada dentro do prazo”, pontua.

A superintendente também explica que já ocorreu certo atraso para segunda dose da vacina, mas a situação foi contornada. “No decorrer da campanha tivemos uma dificuldade em receber as segundas doses da Coronavac, mas conseguimos a tempo controlar a aplicação e estoque, e garantimos a todos a segunda dose”, exemplifica.

Motivos diversos

Segundo Michelle, são diversos os motivos pelos quais algumas pessoas não retornam para tomar a segunda dose. O principal é a contaminação após a primeira dose.

“Um dos maiores motivos é quando a pessoa testou positivo ou é suspeita de positivo, nesse caso deve aguardar 30 dias para tomar a vacina”, comenta.

Outros motivos são apresentação de sintomas, ausência inesperada e crença em informações falsas. “Outro caso é quando a pessoa apresenta algum sintoma gripal, quando também não é recomendada a aplicação da vacina. Também ocorre o fato da ausência da pessoa no município no dia agendado, e algumas notícias veiculadas, que podem prejudicar o comparecimento das pessoas para a segunda dose”, conclui.

Vacinação em São João del-Rei

De acordo com informações extraídas, nesta sexta (2), junto ao vacinômetro, mantido pelo Governo de Minas, São João del-Rei já recebeu 61.300 doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, foram aplicadas 34.709 unidades da primeira dose, 13.232 da segunda dose e 81 doses únicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui