Início Cultura Agenda TEATRO DA PEDRA PARTICIPA DO 10º SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS...

TEATRO DA PEDRA PARTICIPA DO 10º SEMINÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA EM MINAS GERAIS

Foto: reprodução

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Entre os dias 6 e 10 de outubro ocorre o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais: “A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais”. O evento será realizado virtualmente e contará com 14 mesas de discussões e apresentação de temas específicos.

Dois desses temas estão diretamente ligados a influência italiana em São João del-Rei: a atuação polifônica do Teatro da Pedra e uma apresentação de trabalho acadêmico realizado a partir de fotografias da Colônia José Teodoro, feitas por João da Costa entre os anos de 1960 e 1970.

Teatro da Pedra

Transmitida ao vivo pelo YouTube na quarta (7), a partir das 19h30, a participação do Teatro da Pedra no seminário será por meio de uma conversa sobre a colaboração artística entre Brasil e Itália.

“Nos últimos anos, na busca de um aprimoramento do uso da voz na cena, o Teatro da Pedra tem estabelecido uma parceria com Ernani Maletta, professor da UFMG, e Francesca della Monica, artista italiana. Esta parceria, além de contribuir para o desenvolvimento técnico do elenco, se estendeu para a criação do último espetáculo do grupo, “Odisseia”, que contou com Ernani e Francesca na direção musical”, consta na programação.

Além de Ernani e Francesca, o diretor artístico do Teatro da Pedra, Juliano Felisatti Pereira, também integra a live. Segundo ele, toda a troca, seja no sentido artístico ou não, é válida e pode trazer benefícios.

“Na montagem de “Odisseia” a gente teve um trabalho mais intenso com a Francesca (…) durante esse processo ela teve uma presença maior conosco. Isso foi muito importante, a gente avançou em questões musicais e na questão do uso da voz na cena. Foi uma experiência muito enriquecedora”, afirmou o diretor do grupo.

Para aprofundar essa relação de intercâmbio artístico e cultural, a equipe do Teatro da Pedra tinha uma viagem programada para a Toscana em março deste ano. No entanto, os planos foram suspensos devido a pandemia.

Na live, além de expor a frustração com o cancelamento da viagem, falar sobre todo esse processo de contribuição artística e cultural e sua influência nas produções do grupo, serão debatidos os planos do Teatro da Pedra para o futuro.

Colônia José Teodoro

Já na sexta-feira (9), entre 16 e 17h30, a programação do evento contará com uma “Sessão Pôster Virtual” que terá como tema “A influência Italiana no desenvolvimento sócio-econômico e na formação cultural em Minas”.

Uma das apresentações será o trabalho “Fotografia e infância rural: A Colônia de José Teodoro pela lente de João da Costa (São João del-Rei, 1960-1970), da estudante de mestrado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Virginia Ambrosio.

Seminário da Imigração Italiana

Os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos, desde 2005, pela “Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas. Segundo os próprios organizadores, o objetivo da iniciativa é “valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural relacionado com a presença dos imigrantes italianos em Minas Gerais”.

O evento é aberto ao público em geral e a participação é gratuita. A programação do evento é composta por apresentações de trabalhos acadêmicos e não acadêmicos que são selecionados por meio de edital.

A programação completa está disponível aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui