Início Gerais Economia TIRADENTES: COMERCIANTES QUEREM ABRIR BARES E RESTAURANTES NO DIA DOS NAMORADOS

TIRADENTES: COMERCIANTES QUEREM ABRIR BARES E RESTAURANTES NO DIA DOS NAMORADOS

Foto: Notícias Gerais

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O feriado de Corpus Christi, que ocorreu antes da adoção de medidas mais restritivas na onda vermelha do programa “Minas Consciente”, foi marcado na cidade pelo movimento de turistas e moradores nas ruas e a formação de aglomerações espontâneas. Agora, comerciantes do setor de alimentos e bebidas reivindicam poder abrir os respectivos estabelecimentos por causa do Dia dos Namorados.

Imagens feitas na cidade durante o feriado prolongado na cidade mostram a aglomeração em espaços públicos e o não uso, ou uso incorreto, de máscaras por parte da população. Nesta segunda (7) Tiradentes registrou três casos positivos de Covid-19. Até então, a cidade já registrou 429 casos e 15 mortes pela doença.

Contactada pela reportagem, a Prefeitura de Tiradentes indica a cidade está registrando um número alto de visitantes, no entanto, os estabelecimentos estão sendo notificados quando são identificadas qualquer tipo de irregularidade nos protocolos de segurança contra à Covid-19.

“Houve ponto de aglomeração espontânea com música em via pública, mas os fiscais foram verificar com o apoio da polícia, fizeram apreensão do som e lavrou boletim de ocorrência”, relata Denilson Silva, da Prefeitura Municipal.

Dias dos Namorados

Tiradentes adotou no último domingo (6) as medidas mais restritivas, impostas pelo Executivo estadual, na onda vermelha do “Minas Consciente”. Entre essas medidas está a limitação do atendimento presencial em bares e restaurantes até às 19h. Após esse horário só é permitida a retirada no balcão e delivery.

Diante das novas restrições, representantes do comércio de Tiradentes lançaram uma carta aberta endereçada ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), solicitando a manutenção do funcionamento de bares e restaurantes em horário estendido.

A reivindicação do setor tem como um dos principais motivos a proximidade do Dia dos Namorados – sinalizado pela Associação Empresarial de Tiradentes (Asset) como uma das mais importantes datas para o calendário do setor gastronômico na cidade.

“Com a suspensão das atividades, todo o setor gastronômico noturno fica sem a possibilidade de operar de forma adequada (…) essa determinação pode acabar gerando uma cadeia de desemprego catastrófica para uma parcela da economia que já vem sofrendo há 15 meses sem amparo”, disse o presidente da Asset, Wellerson Cabral.

Confira a carta na íntegra:

“Neste fim de semana tivemos a notícia que bares e restaurantes, de algumas regiões do estado de Minas Gerais, não poderão atender presencialmente após as 19h e a proibição do funcionamento de academias e salões de beleza valendo a partir do dia de ontem.

Essa notícia é extremamente preocupante devido a situação financeira que os estabelecimentos vêm passando após 15 meses de pandemia e restrições em funcionamento. Ainda mais preocupante por interferir numa das noites mais importantes para o setor gastronômico noturno: a noite do Dia dos Namorados!

Lamentamos as perdas e entendemos que as medidas tomadas até aqui ocorram para que o quadro não seja ainda mais grave.

Por outro lado, restaurantes e bares são essenciais para a manutenção da economia local e que funcionam como sustento da economia das cidades, especialmente em cidades turísticos que se portam como principal atrativo, que clamam por atenção e precisam de amparo. Além disso, academias são comprovadas como eficazes e indispensáveis à manutenção da saúde, ainda mais num momento em que nossa principal preocupação é a saúde da população.

Essa medida irá impactar diretamente no desemprego das cidades que sofrem essa restrição e gerar ainda mais prejuízo social. O setor gastronômico noturno, as academias e salões de beleza já passam por 15 meses de prejuízo financeiro e não podem se submeter ainda mais a esse impedimento. Após recorrermos a todos os recursos oferecidos pelo governo não podemos mais sofrer com esse fechamento.

As cidades turísticas dependem dos estabelecimentos para a manutenção do movimento e do fluxo de turistas. É lamentável ficar inerte como estamos. Cidade turística vive de turismo e a gastronomia se destaca como um dos maiores pilares que sustenta essa economia! Estamos defendendo o funcionamento do setor gastronômico noturno, o qual envolve atividade sem potencial de aglomeração e realizada com reserva previa, e de academias, as quais prezam pela manutenção da saúde dos indivíduos.

Não queremos ignorar o cenário pandêmico que vivemos, queremos apenas que nosso direito de trabalhar seja garantido, dentro de todos protocolos que desde início da pandemia instituímos em nossos locais de trabalho para preservar nossas vidas, de nossos colaboradores e de nossos clientes!

Estamos dispostos a mais rigidez nos protocolos, optando pela diminuição do número de pessoas e não nessa restrição de horário imposta, muito menos que os estabelecimentos sejam impedidos de abrir, a poder operar de uma forma que o risco de infecção pelo vírus seja ainda menor.

Nos colocamos à disposição para abrir um diálogo entre empresários e autoridades a fim de pensarmos juntos numa nova maneira de atuar sem prejudicar tanto o sistema de saúde, quanto a integridade de nossos funcionários e a saúde financeira de nossos negócios.

Agradecemos a oportunidade de fala e esperamos encarecidamente que o Poder Público aja com sabedoria”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui