Início Gerais Cotidiano UFSJ RECEBE INSCRIÇÕES PARA VÁRIOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

UFSJ RECEBE INSCRIÇÕES PARA VÁRIOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Foto: Ascom/UFSJ

Assessoria de Comunicação UFSJ

Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, Ciência da Computação, Música, Ciências Agrárias, Engenharia Química, Bioquímica e Biologia Molecular, Ciências da Saúde. São esses os programas de pós-graduação da UFSJ que estão com inscrições abertas, cujas agendas concentramos neste texto, para facilitar o acompanhamento dos candidatos em potencial. Devido à pandemia da Covid-19, os processos seletivos, da inscrição à seleção, acontecem de forma virtual.

Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) inscreve até amanhã, dia 20, para seis vagas de mestrado. As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, conforme descrito em edital. As linhas de pesquisa são: Otimização e Inteligência Computacional; Sistemas de Informação; e Sistemas Distribuídos e Computação de Alto Desempenho, cada uma com duas vagas. A seleção será realizada em etapa única, com avaliação do currículo e do plano de curso.

Residência Médica

O Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade da UFSJ inscreve para sete vagas, até a próxima terça, 20, neste site, link Processo Seletivo. A seleção será realizada em duas etapas: prova, agendada para 6 de dezembro, e avaliação curricular, com resultado previsto para 19 de janeiro de 2021. Mais informações: secretariaresidenciamedica@ufsj.edu.br.

Música

O Mestrado Acadêmico em Música da UFSJ recebe, até 30 de outubro, inscrições para 10 vagas, distribuídas entre três linhas de pesquisa: Dimensões teóricas e práticas da performance musical; Dimensões teóricas e práticas da formação musical; e Aspectos estéticos e culturais da produção musical. Confira o edital. Provas e entrevistas estão agendadas para os dias 19 e 20 de novembro. Mais informações, neste endereço.

Ciências Agrárias

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) abre edital com 12 vagas para mestrado. As inscrições vão até a última sexta do mês, 30. A seleção será realizada de forma remota, nas seguintes etapas: avaliação do projeto de pesquisa, defesa oral  do projeto de pesquisa e pontuação do Currículo Lattes e histórico escolar. Mais informações, na página do Programa.

Engenharia Química

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) está com inscrições abertas, também até dia 30, para 17 vagas de mestrado, na área de concentração de Desenvolvimento de Processos Químicos, dividida nas linhas de pesquisa Engenharia das reações químicas e desenvolvimento de materiais e Processos e controle ambiental. Uma vaga será reservada para técnico-administrativo do quadro de servidores da UFSJ. O processo seletivo será realizado por meio de avaliação do currículo.

Enfermagem

Começam hoje, 19, e terminam dia 30, as inscrições para 26 vagas de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSJ (PGEnf), nas linhas de pesquisa Gestão em serviços de saúde e Enfermagem, com oito vagas, e Processo de cuidar em Saúde e Enfermagem, com 18. A documentação deve ser enviada para este e-mail, destacando Inscrição 2021 no assunto da mensagem.

Bioquímica e Biologia Molecular

O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) recebe, até 31, inscrições de candidatos ao mestrado (seis vagas) e ao doutorado (três vagas). A proposta do Programa Multicêntrico é estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, a fim de estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular e, em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação na área. O Programa é hoje constituído por 15 instituições de ensino superior associadas e oito nucleadoras. Presente em todas as regiões do país, envolve 149 orientadores, 142 egressos e cerca de 180 discentes de mestrado e doutorado em atividade. Mais informações: pmbqbm@ufsj.edu.br.

Ciências da Saúde

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFSJ (PPGCS) inscreve, entre 26 de outubro e 1º de novembro, para 16 vagas de mestrado e 12 de doutorado. A seleção será realizada de forma remota, assim planejada: avaliação de proposta de pesquisa, entrevista e pontuação do Currículo Lattes. Candidatos ao doutoramento disputam seis vagas para a área de concentração em Saúde Coletiva; quatro para Doenças infectoparasitárias; e duas para Substâncias bioativas. Para o mestrado, a divisão de vagas, entre as mesmas áreas, é, na sequência: oito, quatro e quatro. Mais informações aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui